Programa do Samae avança esgotamento sanitário
O programa Se Liga na Rede, desenvolvido pela Prefeitura de São Bento do Sul, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), está promovendo a conscientização, fiscalização e a promoção de novas ligações de imóveis à rede de esgotamento sanitário. Com isso, o serviço está sendo ampliado e beneficiando mais famílias com saúde e qualidade de vida.
Verificando se as ligações à rede de esgoto estão corretas, diversos problemas podem ser evitados, por conta de irregularidades, como o despejo de água de chuva na rede coletora de esgoto, entre outras. “O Samae de São Bento do Sul conta com a colaboração de todos. Sua casa ligada à rede de esgoto gera diversos benefícios para a família e para o meio ambiente”, comentou o diretor-presidente da autarquia, Osvalcir Peters.
Avanços
Nos últimos anos, diversos avanços no quesito saneamento básico estão sendo conquistados. Especificamente na rede de esgoto, foram investidos mais de R$ 20 milhões, resultando em um salto de 20% para praticamente 60% de cobertura no município. Foram mais de 6800 cadastros e orientações para trâmite das ligações, que estão em andamento. Concluídas em 2024, foram 569 ligações.
O prefeito Antonio Tomazini enfatiza que São Bento do Sul está comprometida em cumprir o dever para com o Marco Legal do Saneamento Básico, que assegura o atendimento a 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto, até 2033.
Quem desejar mais informações sobre o Programa Se Liga na Rede, do Samae, pode entrar em contato pelo WhatsApp (4) 3631-3900.