#atuAção forma mais uma turma
Na noite desta terça-feira (17), o projeto #atuAção, promovido pela Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, entregou os certificados de conclusão da capacitação para 10 jovens. Ao total, em 2024, foram 45 formandos. Nesta edição, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Centenário foi o responsável pelo suporte nas ações, seleção dos participantes e encaminhamento dos trabalhos.
Estiveram presentes no auditório da Secretaria de Educação para acompanhar a solenidade, além dos alunos, pais, representantes das entidades parceiras no projeto, membros da Secretaria e, representando o prefeito Antonio Tomazini, a primeira dama, Mônica Tomazini. “A mensagem que precisamos transmitir a estes jovens é a importância do estudo, pois ele abre horizontes e indica uma profissão para o futuro deles”, destacou a primeira dama.
O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, enfatizou a rede de apoio que faz acontecer esta ação e demais projetos da pasta. “Costumo dizer que a Assistência Social trabalha em rede, conectando diversos órgãos. Através dessa força e união é que conseguimos entregar o suporte para as pessoas que mais precisam, em momentos difíceis de suas vidas. Este é mais um exemplo disso e agradeço aos parceiros do programa pela dedicação”, falou Pollum.
A coordenadora do #atuAção, Marisa do Amaral, enalteceu a força de vontade dos jovens nessa caminhada. “O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram vocês até aqui. Esperamos que esta vitória seja a primeira de muitas outras conquistas. Essa conquista, com certeza, impulsionará vocês a abrirem novos horizontes e com isso apontar um futuro muito luminoso”, falou Marisa.
O projeto
O projeto #aTuAção surgiu no município em 2016 e, até os dias atuais, tem o intuito de atender às demandas dos adolescentes e abordar as especificidades inerentes às questões relacionadas a cidadania. Sua dinâmica ocorre por meio de ações socioeducativas, que são estratégias fundamentais para proporcionar o empoderamento e potencializar as habilidades dos adolescentes.
Parceiros
Com espaços de troca formados por diversas entidades parceiras, o programa proporciona diferentes vivências como uma forma de promover a prevenção de situações de vulnerabilidade social. Em 2024, foram visitas a órgãos de segurança pública, empresas privadas, entes do poder público municipal e outras experiências de construção de civilidade. Confira os parceiros deste anos:
Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Bombeiros, Unissociesc, Cerene , Condor, Buddemeyer, Compre Mais, Banco do Brasil, Lojas Marlisa, Soc. Guarani, Fundação Cultural, Fundação Municipal de Esportes (Atletismo e Taekwondo), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Samae, Secretaria de Saúde (Vigilância Epidemiológica), Sesc, Senac, CIEE, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Cras Serra Alta, Cras Oxford, Jeep Club e terapeuta Eloi Zaleski.