Programa Protetor Ambiental na EBM Emílio Engel
A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria de Educação e do Conselho Gestor da APA do Rio Vermelho, deu início ao Programa Protetor Ambiental (PROA). O projeto irá capacitar os estudantes da EBM Emílio Engel, no bairro Rio Vermelho Estação, para serem defensores da natureza no município.
De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Viviane Büttelbrun, o programa tem como objetivo promover a educação sobre o meio ambiente, por meio de uma série de atividades teóricas e práticas. "O PROA é uma oportunidade para nossos alunos aprenderem sobre ecologia, gestão de fauna e flora, e como contribuir para a preservação dos recursos naturais da região", explicou.
A proposta de implementar o PROA em São Bento do Sul foi sugerida pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Vermelho, uma unidade de conservação onde a escola está localizada. Durante a capacitação os estudantes realizarão uma série de disciplinas e atividades, que incluem temas como cidadania, ecologia, gestão de resíduos, recursos hídricos, unidades de conservação e a legislação relacionada a essas questões.
Além disso, os estudantes participarão de saídas de campo na APA do Rio Vermelho, com o objetivo de observar e vivenciar a realidade da conservação ambiental e da gestão dos ecossistemas locais. “Certamente será um importante avanço para termos estes jovens atuando como líderes em suas comunidades, na defesa dos bens mais preciosos que temos, como a água, a terra, as árvores e os animais”, disse Viviane.