Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

HOMENAGENS QUE PERPETUAM NOMES NA HISTÓRIA DA CIDADE

Quarta, 16 de outubro de 2024


             HOMENAGENS QUE PERPETUAM NOMES NA  HISTÓRIA DA CIDADE

Julio Tedy de Miranda Ascuy e Adriana Pinheiro Lisboa, dois médicos que marcaram suas passagens pelo profissionalismo e humanitarismo com que exerceram suas funções.

 

São Bento do Sul, - Nas duas últimas sessões da Câmara Municipal de Vereadores, por proposição da vereadora Terezinha Maria Dybas do PSD, foram aprovadas e sancionadas pelo prefeito Municipal Antônio Joaquim  Tomazini  Filho, a denominação de duas unidades de saúde, Posto de Saúde 25 de Julho e Posto de Saúde Central, homenageando com estas indicações dois profissionais que  tiveram uma linda  trajetória profissional e de dedicação para a comunidade são-bentense.

 

Doutora Adriana Pinheiro Lisboa

“As coisas e as pessoas só têm a importância que damos a elas. O poder é algo que concedemos a terceiros. Temos que nos lembrar, todos os dias, que o poder existe na medida em que permitimos a ele que ele exista, seja para votar, seja para reclamar, para conversar e em qualquer esfera da nossa vida. Nada nem ninguém tem poder de fato! Somos nós que damos poder às coisas” (Foto Divulgação) Em entrevista ao Jornal Evolução 07/11/2011)  https://www.jornalevolucao.com.br/textos/8236/1/mulher-mulher-no-evolucao-desta-sextafeira-04-pedro-skiba-entrevista-adriana-pinheiro-lisboa

 
JUSTIFICATIVA - Posto de Saúde 25 de julho
Natural do Rio de Janeiro, nascida em 20/01/1970, se formou em medicina pela Faculdade de Medicina  de Campos em 1993. Fez especialização em Radiologia pelo Instituto de Medicina Nuclear em 1997. Chegou a trabalho em São Bento do Sul em maio de 1999. Sua habilidade técnica foi notável, mais se destacava mais pela sua humanidade. Foi uma das fundadoras da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul, a  primeira presidente da Instituição.
Era também membro regional do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina, do qual estava em seu segundo mandato e foi professora da Universidade do Contestado. Fã dos Irmãos Karamazov, tinha como ídolo Nise da Silveira, primeira psiquiatra mulher do Brasil, fundadora do Museu do Inconsciente. Além de médica, doutora Adriana se formou em Técnica em Edificações e foi fundadora do primeiro time de futebol de areia em sua juventude, O Radar, no Rio de Janeiro. Era responsável técnica do Hospital e Maternidade Sagrada Família desde 2009. Dona de uma inteligência ímpar, de posicionamento forte e contundente, se tornou uma referência na área pelos colegas de profissão. Sua dedicação e profissionalismo transformaram inúmeros momentos difíceis em uma experiência de esperança e cura. Cada palavra de apoio e gesto cuidadoso, lhe renderam entre os colegas, o carinhoso apelido de "tia". Teve duas filhas, Laís Helena e Giulia. Doutora Adriana dividiu os últimos 11 anos de vida, com seu grande companheiro, doutor Joaquim e seus dois filhos, formando uma grande e feliz união. Faleceu prematuramente aos 54 anos, marcando sua biografia com um belo exemplo de dedicação, admiração e amor. 

 

 
Doutor Julio Tedy de Miranda Ascuy
 
Clique para ampliar
“Nunca falei na minha vida que não podia atender”, disse o pediatra no dia em que encerrou suas atividades profissionais (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
 

 

São Bento – Por volta das 15:30 de segunda-feira, 30 de janeiro de 2012, o médico pediatra Júlio Teddy Miranda Ascui, o Dr. Júlio, despediu-se das suas atividades profissionais. “Hoje é o meu último dia de trabalho”, disse ele, em visita ao jornal Evolução. “É triste deixar um negócio em que você trabalhou tanto”, confidenciou. Dr. Júlio atuou durante quase quarenta anos em São Bento do Sul, Município que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário. Oriundo de Curitiba, o médico chegou em São Bento nas festividades comemorativas ao centenário municipal, em 1973. Dr. Júlio fez parte das primeiras turmas do curso de Medicina do Trabalho no Brasil, formação que acabou fazendo com que o médico atuasse inclusive em São Bento do Sul – basta apenas citar que foram 25 anos trabalhando na Condor. Ele foi ainda o primeiro pediatra do hospital Sagrada Família. https://www.jornalevolucao.com.br/textos/10275/0/dr-julio-despede-se-da-medicina

JUSTIFICATIVAS - Posto de Saúde Central
Dr. Júlio nasceu em 27/12/1932 em Oruro cidade próxima a La Paz, na Bolívia. Se formou em medicina em 1967 na UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃGULO MINEIRO. Chegou em São Bento do Sul no ano de 1973. Muito dedicado e estudioso, fez parte de uma das primeiras turmas de Medicina do Trabalho no Brasil, exercendo a profissão durante 25 anos na empresa CONDOR. Doutor Júlio se especializou em Pediatria no Rio de Janeiro, sendo o primeiro especialista da área, do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Sua habilidade  médica sempre foi notável, mas se destacava ainda mais pela sua humildade. Por incontáveis vezes atendeu seus pacientes de madrugada em sua própria residência. Parafraseando-o: "É preciso trabalhar com amor, com muita ética e moral profissional". Sua dedicação e profissionalismo transformaram inúmeros momentos difíceis em uma experiência de esperança e cura. Cada palavra de apoio e cada gesto cuidadoso, lhe renderam homenagem prestada pelo Município com o titulo de Cidadão Honorário. Em 23/09/1961 se casou com Mercedez Santa Cruz de Miranda, tiveram três filhos: Ires Karla Miranda, Teddy Ariel Miranda Santa Cruz, Eric Javier Miranda Santa Cruz, quatro netos, Julia, Érica, Felipe e Bruno. Depois de meio século de trajetória profissional, em janeiro de 2012, aos 79 anos despediu-se das suas atividades. Faleceu aos 87 anos, marcando sua biografia com um belo exemplo de dedicação, profissionalismo e amor.
 
DEPOIMENTO
Tive a Graça e honra de ter uma amizade sincera, gostosa e de confiança com os dois homenageados. Acho da maior Justiça e me congratulo com a vereadora Terezinha Maria Dybas, propositora da honraria em nomear duas áreas da saúde com  o nome de dois profissionais  da maior dignidade que prestaram serviços aos munícipes de São Bento do Sul. Agora além da lembrança em minha memória, ficam nesta homenagem perpetuados os nomes daqueles que deram de si para os munícipes de São Bento do Sul. Muito obrigado e que DEUS os guarde.
Pela ocasião de suas passagens com sentimento escrevi:
 
sobre Julio
Faleceu na madrugada de hoje (08), o médico pediatra Julio Teddy de Miranda Ascui, 86 anos. Boliviano de nascimento, adotou São Bento do Sul como seu segundo berço. Aqui foi pioneiro na pediatria e exerceu seu sacerdócio na medicina por mais de 50 anos. Além de médico e que colecionava fotos de seus pequenos pacientes, era de uma fidalguia e elegância a toda prova. sempre de terno e gravata, honrou e dignificou a profissão como poucos. Casado com Mercedes, também boliviana, dizia sempre em tom de brincadeira "que era o único médico em São Bento do Sul que tin -ha uma Mercedes. Já convalescendo e recolhido a sua casa, recentemente perdeu um de seus três filhos, Teddy, hoje completando cinco meses, acometido de câncer.  Foi encontrá-lo no céu e abraçar o amigo Serrano de La Peña de muitas paellas juntos. Julio foi Leão de juba grande com enorme dedicação as causas da saúde. Quantos atendimentos particulares e gratuitos passaram pelo seu consultório. O orgulho de Juscelino Kubitschek ter sido seu padrinho de formatura. Centenas de pequetitos passaram por suas mãos. Apaixonado pelo seu Botafogo. Recebeu o título de Cidadão Honorário de São Bento do Sul e também foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina pelo seu Jubileu de Ouro como médico. Foi também o embaixador dos médicos na cidade. Recebia e amparava a todos sem medo de concorrência. Tive a honra, o orgulho e o privilégio de ter sido seu "amiguito", também tê-lo homenageado e várias vezes receber sua visita tanto no Evolução como em casa. Me chamava carinhosamente de Dom Pedrito. Recentemente recebi um e-mail de um seu afilhado de batismo do Rio de Janeiro, Horácio de Oliveira Sobrinho, que queria notícias suas depois de muitos anos. Hoje, infelizmente comuniquei-o da perda. Que Deus o receba, console seus familiares e ilumine outros profissionais para que tenham a mesma conduta do Amiguito.
 
sobre Adriana
23/12/23 Cada cicatriz em sua jornada é uma lembrança da sua coragem. Não tema as batalhas, pois são elas que moldam o heroína que você está destinada a ser. Continue a luta guerreira.
No Domingo 18 de fevereiro de 2024
Você não me obedeceu e resolveu se entregar. Lutou como uma gigante contra o câncer que a abateu, mas, em quem você deu muitos nocautes. Uma das mulheres mais determinadas que conheci. Verdadeira, direta, sem rodeios, e que não tinha medo de enfrentar uma briga por uma boa causa. Risada solta, gargalhada escancarada, sempre acompanha de um sonoro palavrão. Profissional dedicada ao que fazia e que não tinha preguiça de trabalhar. Lembro da noite que entrou lá em casa para mostrar sua cabeça raspada para enfrentar aquele que nao temia e juntos comemos um bife. Foi uma das pessoas mais autênticas que já entrevistei. Foi uma heroína em sua luta e o inimigo foi mais forte. Mas você deixou um legado de amor a vida. Descanse em paz amiga e que seus familiares sejam consolados e agradecidos pelo convívio. Você partiu muito cedo.  Um dia com certeza nossos caminhos novamente irão se cruzar.
Confira a entrevista que fiz com ela sobre a doença em 07 de outubro de 2011(https://www.jornalevolucao.com.br/textos/7546/1/-sou-outra-pessoa-depois-da-doenca-) (Pedro Alberto Skiba-redator)
Leonardo Araújo Peres supervisor do Setor  de radiologia do HMSF, vereadora Terezinha Maria Dybas, proponente, Joaquim Adolfo, companheiro de Adriana e Franciele Araújo Peres assessora parlamentar
Mercedez Santa Cruz de Miranda, viúva de Júlio, vereadora Terezinha Maria Dybas, Eric e esposa Eliane, os netos Felipe, Julia e Erica


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA