A Schlachtfest teve sua origem no sul da Alemanha, na Baviera, onde os colonos se reuniam no verão para fazer a matança/ abate dos animais, isto porque tinham que preparar as carnes para o inverno. Após as caças, as pessoas tinham que preparar e conservar as partes viscerais dos animais (coração, fígado, rins...) e então eram organizadas grandes festas onde a comunidade se reunia com seus trajes elegantes para comer, dançar e celebrar.
Em São Bento do Sul a Schlachtfest foi adaptada e se iniciou em 1966, no dia 14 de maio por iniciativa da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, estava um dia muito frio. Mesmo assim, houve um baile bastante frequentado, animado pela Bandinha Continental. O Baile durou até as 3h e a festa continuou no dia seguinte, com desfile de carros alegóricos.
A segunda edição começou no dia 20/05/1967, quando houve um Baile do Chopp, animado pela Banda Treml.
Por fim, a terceira edição de 1968 aconteceu no dia 19 de maio. A outra edição da Schlachtfest então só foi acontecer em 1985. A edição de 2009 foi cancelada por conta da grave crise econômica que a cidade passou. A Schlachtfest ocorre no mês de setembro, para participar das festividades de aniversário da cidade e já está inclusa no calendário turístico do município e do estado. Ela também já é conhecida internacionalmente, recebendo cada vez mais visitantes.
Dentro da Schlachtfest é realizado o Bauernball - atualmente “Baile da Rainha” - que traduzido significa “Baile Camponês”. O primeiro Bauernball realizou-se em outubro de 1956 e o primeiro Schlachtfest em maio de 1966. A título de curiosidade, neste ano de 2024, estamos na 40ª Edição da Schlachtfest e na 44ª edição do Bauernball.
A primeira rainha da Schlachtfest foi a Sra Leoness Rudnick, no baile de Bauernball em 1966, sendo que na época a comissão da festa fazia a escolha da rainha observando o melhor traje, simpatia, dança e alegria durante a festa.
A festa geralmente ocorre nos primeiros finais de semana de setembro, na quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento. Conta com bailes, desfiles culturais, escolha da rainha, apresentações folclóricas e musicais entre outras atrações.
Inicia na noite de quinta-feira com uma Santa Missa na Igreja Matriz, em homenagem aos colonizadores e antepassados alemães, depois todos se dirigem à Sociedade Ginástica para a sangria do primeiro barril de chopp. Na sexta-feira é a escolha da Rainha e das Princesas da festa no salão nobre da Sociedade.
A decoração é com âmbito alemão, mas todo ano possui um tema específico, como por exemplo em 2015 foi ricamente decorado com adornos e adereços que lembram os 90 anos da fundação da Sociedade Ginástica e os seus diversos departamentos.
E para esse ano, será decorado em homenagem aos 40 anos da Schlachtfest, sendo como o tema da festa: Tradição e Memória.
A Schlachtfest pela Schlachtfest, a 40ª Schlachtfest vem para saudar e homenagear a Cultura, a Música e a Gastronomia Germânica, preservando costumes inerentes e evidenciando vários elementos típicos que a festa já trouxe nestas 40 edições ao longo dos quase 100 anos da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
E por honrar tantas vezes esses costumes a própria Schlachtfest tornou-se uma grande tradição. Nela se entrelaçam gerações passadas e presentes.
Também, em 2024, comemora-se 200 anos de povos de língua alemã no Brasil.
E como um nobre elo, a Schlachtfest une as Tradições e Memórias dos imigrantes e seus antepassados às memórias e vivências de todos que constroem e festejam a Schlachtfest desde seu início até os dias atuais.
Junto com a festa ocorre o desfile cultural ( no sábado), no anel central da cidade. Desfilarão diversos clubes e grupos folclóricos do município e região, com trajes típicos, carros alegóricos, muito carisma e diversão. Alguns fazem coreografias que são encenadas durante todo o percurso. Não há apenas clubes com origem alemã, desfilam também clubes de outras etnias como poloneses, húngaros, italianos...
Durante a festa há bailes todos os dias, show com várias Bandas, apresentações folclóricas, apresentações musicais ( coral, orquestras...).
A gastronomia é farta, desde o típico prato alemão às mais diversas iguarias... as opções são diversas na culinária alemã como também tradicional Brasileira.
E o delicioso e tradicional chopp não poderia faltar sendo um grande destaque da festa, como também uma variedade de outras bebidas.