A Condor, maior fabricante de escovas da América Latina, completou 95 anos de história em julho deste ano, e comemora a presença nas casas de milhares de brasileiros. Nascida em Santa Catarina, a empresa evoluiu ao longo de sua história — e conta hoje com mais de 1.500 produtos nos segmentos higiene bucal, beleza, limpeza, pintura artística e escolar e pintura imobiliária. Para 2024, a expectativa da empresa é otimizar processos e crescer em até dois dígitos.
Fundada em 1929 pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em São Bento do Sul (SC), a Condor cresceu e expandiu ao longo de sua história. Atualmente, a empresa está presente em todo o Brasil e em outros 30 países por meio de 300 mil pontos de venda, consolidando-se como líder do mercado de cuidados pessoais. A estrutura contempla duas fábricas e três centros de distribuição, um deles localizado no Nordeste.
Prestes a alcançar o centenário, a Condor tem um destino planejado para os próximos cinco anos: seguir inovando na área de atuação, para entregar qualidade e variedade à quem confia na marca.
— Todos os negócios da Condor vão receber investimentos nos próximos anos, para inovar em processos e viabilizar lançamentos de produtos para os nossos clientes. Eu posso garantir — afirma o atual CEO da empresa, Alexandre Wiggers.
Entre os anos de 2018 e 2023, a Condor alcançou o índice de 101% de crescimento no faturamento, e é com muita estratégia que a empresa segue em busca de novos resultados surpreendentes. Prestes a bater um faturamento bilionário, que deve alcançar os dois dígitos até o fim do ano, a indústria fará importantes investimentos nas suas seis áreas de atuação, e começará a usar inteligência artificial para otimizar a produção.
Segundo Wiggers, as novidades refletem o posicionamento da empresa, que é de evoluir a partir de ganho de eficiência e de distribuição, sem depender do crescimento de mercado. Por isso, o uso de inovação tecnológica está presente não apenas no ambiente fabril, mas na extração de relatórios e análises que favorecem a base de dados e a tomada de decisões.
A premissa de inovar e conquistar espaço tem dado resultado para a Condor. Em 2019, a empresa expandiu através da aquisição da marca Perfect Pro, e assim, entrou no ramo de produtos de limpeza e higienização empresarial. No ano seguinte, mesmo diante do cenário incerto motivado pela pandemia da Covid-19, a Condor contratou 240 pessoas. Já em 2023, a indústria registrou um faturamento de R$ 790 milhões, alta de 6% em relação ao ano anterior.
A empresa também foca na sustentabilidade ao utilizar insumos reciclados, principalmente plástico. Anualmente, 39 milhões de garrafas PET são transformadas anualmente em produtos e a companhia tem adotado tecnologias que reduzem o uso de plástico e o consumo de água no processo produtivo.
A premissa de inovar e conquistar espaço tem dado resultado para a Condor — Foto: Condor
Com mais de 1.700 funcionários diretos, a Condor oferece um vasto sistema de gestão e um programa completo de benefícios visando o crescimento das pessoas. Na rotina, os colaboradores são incentivados a participar de programas de treinamento e realizar cursos regulares, sejam técnicos ou de nível superior. Outro ponto é que a empresa foca em oferecer oportunidades de lazer para os profissionais e suas famílias, já que todos podem participar de confraternizações e torneios no Espaço Klimmek e na Associação Recreativa Condor.
Ainda, a Condor foca em promover impacto significativo em São Bento do Sul, na cidade matriz — seja em desenvolvimento social, econômico e tecnológico e educacional.
Com uma forte participação em ações sociais, a Condor tem como princípio cuidar das pessoas e de seus lares para contribuir com um mundo melhor. Entre as principais ações, a companhia se destaca por ter o selo do programa Empresa
Amiga da Criança, da Fundação ABRINQ, que distribui milhares de escovas dentais adultas e infantis para centenas de entidades.
Destaca-se, ainda, a união com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), que desde 2012, atua na luta contra o câncer de mama e outros apoios a entidades ligadas ao esporte e à música. Por meio do Programa de Voluntariado, os colaboradores da Condor também realizam ações voltadas à saúde, esporte e lazer no município de São Bento do Sul e região.
Na rotina, os colaboradores são incentivados a participar de programas de treinamento e realizar cursos regulares — Foto: Condor