Apresentador de 93 anos passa por exames após internação no Hospital Albert Einstein
O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, foi internado na noite desta terça-feira, 16, no Hospital Albert Einstein, localizado na zona sul de São Paulo, após ser diagnosticado com H1N1.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o proprietário do SBT, que está afastado da televisão a cerca de dois anos, permanece no hospital para a realização de novos exames após a internação.
Ainda segundo a publicação, a informação teria sido confirmada por membros da família Abravanel e a equipe médica teria preocupações com a saúde do apresentador devido a sua idade avançada.
A assessoria de imprensa do SBT nega que Silvio esteja internado.
O que é o H1N1?
O H1N1 - também conhecido como gripe H1N1 ou influenza A - é uma variante do vírus da gripe responsável pela gripe suína que, originalmente, afetava tanto porcos quanto humanos. Mas o vírus H1N1 é uma combinação de vários tipos de vírus influenza, incluindo o vírus da gripe aviária.
De acordo com o médico Dr. Vital Fernandes Araújo, a gripe é facilmente transmitida e pode, em alguns casos, levar à morte.
“Esta gripe é considerada forte e pode causar sérias complicações, podendo levar até mesmo à morte. O H1N1 se transmite através do contato com secreções de pessoas infectadas, e acredita-se que possa sobreviver no ar, tornando a ventilação essencial”, explica.
Principais sintomas do H1N1:
- Febre alta;
- Tosse seca;
- Dor de garganta;
- Dores musculares;
- Fadiga extrema;
- Dor de cabeça;
- Congestão nasal.
Como é feito o tratamento do H1N1?
De acordo com o Dr. Vital Fernandes Araújo, o H1N1 é tratado com medicamentos específicos e repouso.
“O H1N1 é uma doença curável, normalmente é tratada apenas com medicamentos que aliviam seus sintomas, como o Tamiflu, por exemplo. Além disso, o paciente também deve descansar bastante, ingerir muitos líquidos e manter-se em isolamento para evitar a transmissão do vírus a outras pessoas”, alerta.
Como se prevenir do H1N1?
- Lave as mãos com frequência;
- Evite aglomerações e contato próximo com pessoas doentes;
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
- Use máscaras;
- Use álcool em gel para desinfetar as mãos;
- Mantenha os ambientes bem ventilados.