Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

EX-INQUILINOS HOMENAGEARAM FRANK BOLLMANN PELA INICIATIVA DO CONDOMÍNIO EMPRESARIAL

Quinta, 11 de julho de 2024


EX-INQUILINOS HOMENAGEARAM FRANK BOLLMANN PELA INICIATIVA DO CONDOMÍNIO EMPRESARIAL

 

São Bento do Sul, - A  noite de ontem, 09, foi marcada por momentos de saudosismo, reconhecimento e homenagens. Iniciativa de empresários que tiveram seu nascedouro, crescimento e desenvolvimento no Condomínio Empresarial. A solenidade culminou com a homenagem ao empresário e ex-prefeito Frank Bollman, mentor e criador do Condomínio Empresarial nascido em 1995, durante a gestão como prefeito Municipal. Igualmente ao gestor do empreendimento Wilson Miguel Balardine.

 

 A iniciativa buscou criar condições para que pequenos empreendedores pudessem dar início aos seus próprios negócios. Muitas dessas empresas, seja da indústria, comércio ou serviços, posteriormente instalaram suas próprias estruturas, geraram empregos e conquistaram mercados. Hoje são referências em seus segmentos de atuação. Por iniciativa desses empreendedores, hoje empresários reconhecidos, reuniram-se para relembrar a relevância do Condomínio Empresarial e reconhecer as pessoas que tornaram essa inciativa em realidade.

Um vídeo contou um  pouco dessa história. Na sequência, nove dos agradecidos empresários, de viva voz contaram como foi a construção de suas empresas,  a sua trajetória enquanto no condomínio, e a atual fase de seus empreendimentos muitos já em situação de sucessão familiar.

Pela ordem, fizeram suas manifestações:

 Alpa Industrial: Srs. Airton Varella e Jonas Varella

 Fürst Contabilidade: Sr. Walfredo Fürst

 Gráfica CDN: Sr. Nilson José Kobus

 Imperador Móveis: Srs. Jeferson Zipperer e Sergio Zipperer

 Lixas Roesler: Srs. João Roesler e Guilherme Roesler

 MIW Indústria e Comércio: Sr. Hans Wind e Sr. Leonardo Wind

 BIG Solutions: Sr. Fabio José Noriller

 RCA Soluções Elétricas: Sra. Eliane Ruda e Sr. Alcir Ruda

 Smartech: Sra. Josiane de Souza e Srs. Roberto Pereira e Carlos Eduardo Linzmeyer

Foram narrativas comoventes e agradecidas que culminaram com o reconhecimento aos responsáveis pela criação e gestão do Condomínio.

Wilson Miguel Balardine, que foi o primeiro gestor do Condomínio foi agraciado com uma placa e em agradecimento fez uma breve narrativa de como foi esta iniciativa e a satisfação de estar podendo avaliar e testemunhar o resultado de quem acreditou, arriscou e ousou investir no trabalho. Balardine recebeu a comenda das mãos dos empresários do Condomínio,  Sr. João Roesler e Lenice Varella, ex-aluna do prof. Balardini - o tio Bala.

 

Em seguida o empresário e ex-prefeito Frank Bollmann, mentor do Condomínio recebeu a homenagem pelas mãos do  Sr. Airton Varella e a Sra. Simone Furst, fazendo seu pronunciamento a seguir transcrito na íntegra.

 

 

PRONUNCIAMENTO DO HOMENAGEADO FRANK BOLLMANN

 

Boa noite, Senhoras e Senhores, empresários do Condomínio Empresarial, autoridades já nominadas aqui pelo cerimonial e Imprensa, que se fazem aqui presentes! É um grande prazer estarmos aqui com vocês, neste momento tão importante.

O evento de hoje certamente desperta um sentimento especial de satisfação em todos nós, que atuamos para a construção de uma   mais produtiva, empreendedora, justa e saudável, em todos os sentidos. Neste ponto, sem fazer distinção nas esferas pública ou privada. Pois, acima de tudo está o nosso dom e legado como cidadãos conscientes de nossos papéis na transformação do amanhã.

Quando recebemos a proposição dessa homenagem, o primeiro sentimento que nos veio foi de gratidão, não simplesmente pelo reconhecimento materializado hoje aqui, mas especialmente, por podermos resgatar à memória algumas iniciativas que frutificaram e que têm dado suas contribuições, até o dia de hoje, para a geração de emprego, renda, impostos ao nosso município e oportunidades para as gerações atuais e futuras, como vimos nas apresentações desta noite.

Queremos aqui fazer um cumprimento todo especial ao Sr. Airton Varella e demais empresários do Condomínio, pela iniciativa da homenagem, e destacar que os grandes homenageados desta noite são vocês, empresários vitoriosos em suas iniciativas, que souberam aproveitar a oportunidade. Nós aqui fomos meros instrumentos desta história tão bonita de empreendedorismo, construída pelos senhores.

A ideia central da implantação do Condomínio Empresarial foi proporcionar alternativas para minimizar o desemprego (que na época era relativamente grande) e dar novas oportunidades para a diversificação da economia local.

Foi uma importante semente plantada na Gestão Pública, em 1995, e bem regada pelo Grupo de Empreendedores (24 no início do projeto), que se instalaram no Condomínio, e que por meio de muito trabalho venceram as dificuldades inerentes aos pequenos, mas relevantes começos.

Queremos aqui fazer uma menção especial ao Sr. Wilson Balardini, Diretor do Condomínio Empresarial à época, e meu braço direito para esta iniciativa, que de modo muito prático e gentil acolheu e conduziu estes empresários no Condomínio ao longo de muitos anos. Onde ajudava em toda parte administrativa, contábil, RH, zeladoria, segurança e de gestão como um todo, de uma pequena e micro empresa, para que os empresários otimizassem seu precioso tempo para focar em seus negócios.

O local escolhido - Antigas Instalações da Artematic / Silvio Dreveck / Magno /Tomazini (UPA e Centro de Especialidades Médicas). Após o Condomínio ter cumprido com as suas atribuições, o então prefeito Silvio comprou o terreno do BADESC e, depois como deputado estadual, conseguiu uma Emenda ao orçamento de Santa Catarina, cerca de R$ 2 milhões, que ficaram à disposição da atual gestão, que somados aos demais recursos estão sendo utilizados na construção desta maravilhosa obra que será a UPA.

Cabe ainda nesta noite, relembrar algumas outras iniciativas que ajudaram a estruturar e alavancar São Bento do Sul naquela época, nos aspectos sociais, ambientais e econômicos, visando acima de tudo o bem estar social e a geração de empregos, com a ajuda inestimável de uma equipe fantástica, nas pessoas do Sr. Jayme Fuck - vice-prefeito e secretário de administração, de nossa saudosa memória (substituindo o prefeito em 8 oportunidades); Silvio Dreveck - Secretário da Saúde; Maria Celia Weiss - Fundação Cultural; Maria Salete Montenegro - Secretária de Desenvolvimento Comunitário; Vilson Fenner - Secretário de Planejamento, pasta esta criada em nossa gestão; Magno Bollmann, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Secretaria também criada em nossa gestão); Profª Nilva Marli Larsen Holz, Secretária de Educação; Landivo Stoeberl, Secretário de Obras; Alberto Kobs, Secretário de Finanças; Donald Malschitzky, Assessor de Imprensa e Pedro Machado Bittencourt, Chefe de Gabinete, de saudosa memória, um ser humano fantástico e inesquecível, compositor do Hino de São Bento do Sul, maestro de corais, conjuntos e bandas, uma pessoa talentosíssima.

Aproveitando o momento, como hoje aqui estamos falando do Condomínio Empresarial, gostaríamos de relembrar algumas iniciativas do nosso Governo, que consideramos muito importante:

1. Uma das primeiras dificuldades que tivemos no início da Gestão Pública foi a falta de dados do município. Com isso, demos o passo arrojado de formar o

1º Censo Socioeconômico/Empresarial da história de São Bento do Sul, que embasou grande parte das ações empreendidas no município, nos próximos anos.

2. Implantação do 1º tubo de esgotamento sanitário de São Bento do Sul, na rede coletora da Vila Centenário;

3. Passagem do tratamento do lixo de simplesmente “conceito de lixão” para a implantação do Aterro Sanitário. (compra de Terreno);

4. Criação da Previdência Própria para os servidores públicos - o atual

IPRESBS, tendo que mudar do Sistema Celetista para Estatutário, não sem antes parcelar todos os débitos não efetuados pela gestão anterior, para poder ter direito às certidões negativas de débito, que nasceu com duas finalidades: garantir benefícios aos servidores e economizar no caixa da prefeitura. Graças a essa iniciativa desde aquela época, o funcionário público, quando se aposentar, passou a ter direito ao salário integral;

5. Programa de Saúde Bucal para todo o ano de 1995 - através de um Odontomóvel, que atendia a todas a creches e escolas, das redes municipal e estadual;

6. Criação do CAIC - em Serra Alta;

7. Criação do Centro de Convivência da Terceira Idade;

8. Criação dos Programas de Saúde para a Terceira Idade e Saúde da Família, bem como foi dado início na construção da nossa UTI junto ao hospital, obra esta posteriormente inaugurada pelo pref. Silvio;

9. A criação da 1ª Expoama - evento voltado ao fomento das atividades rurais, que na época necessitavam de um novo gás para superar as dificuldades, acontecendo concomitantemente com os eventos da Promosul;

10. Criação da Promosul - Centro de eventos de São Bento do Sul, que leva o nome do nosso saudoso pai Ornith Bollmann (ex-prefeito), nome escolhido por unanimidade pelo Conselho Curador e pelos 63 empresários que deram sua participação com cotas para a Construção do Pavilhão. Este foi um perfeito exemplo prático de uma PPP - participação público privada. Em curso nesse momento para ser transferida como Fundação de Direito Privado para Fundação de Direito Público, que terá a Prefeitura Municipal de São Bento do Sul como gestora; porque entendemos que a iniciativa do empresariado local fez a sua parte, concedendo agora então ao município o privilégio de seguir com a gestão;

11. Jogos Abertos de SC - homologados para São Bento do Sul, por uma disputa acirrada entre cerca de 10 municípios, mostrando que São Bento valoriza o esporte, a saúde e a vida. Na oportunidade contamos com a ilustre presença do saudoso Pelé, no evento de abertura ocorrido na Promosul, sendo um marco para a história da nossa cidade;

12. Melhorias significativas na mobilidade urbana, com o asfaltamento de importantes vias no centro da cidade e nos bairros, sendo o maior projeto de asfaltamento que a cidade já viu. Atendimento também de uma reivindicação antiga da comunidade, que era a construção do Trevo de Oxford, local este com elevado número de acidentes fatais. Onde hoje contamos com o viaduto.

13. Construção do Calçadão no Centro da cidade, estimulando e valorizando o comércio local, proporcionando áreas de lazer para a comunidade e turistas;

14. Contribuições com a Educação: vinda da UDESC para São Bento do Sul, em 1996; Ajuda relevante para a vinda da FURJ / UNIVILLE para o munícipio, com a colaboração da inestimável da família Rudnick / Silvio Dreveck (prefeito à época). E a Escola Técnica Tupy, atual SOCIESB.

A lembrança de alguns fatos relevantes, como esses, é importante para valorizarmos o que temos hoje. Pois todo e qualquer início é sempre muito árduo, porém quando bem feito frutifica e podemos usufruir e nos inspirar neles.

Senhoras e Senhores, empresários do Condomínio, mais uma vez muito obrigada a todos!

 A noite ainda foi enriquecida com a palestra “Um passo e já não estamos mais no mesmo lugar”, com a palestrante Sra. Simone de Andrade Klober.

A cerimônia foi encerrada com aplausos e servido um descontraído coquetel.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA