Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mais de 60% das dívidas negativadas em fevereiro foram sanadas em até 60 dias pelos consumidores

Sexta, 05 de julho de 2024

 

• Entre as dívidas quitadas, setor de “Utilities”, que contempla contas de água, gás e energia, foi a prioridade no período, com 73,5% dos débitos.

• Bancos e Cartões vêm em segundo lugar, com 69% dos débitos pagos.

 

São Paulo, 04 de julho de 2024 – Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, do total de dívidas negativadas em fevereiro deste ano, 62,8% foram pagas ou renegociadas pelos consumidores inadimplentes em até 60 dias do mês de referência. O número representa uma alta de 3,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior e também um pequeno avanço sobre o mesmo período do ano passado. Confira os dados dos últimos 12 meses no gráfico abaixo:

“A recuperação de crédito no Brasil tem apresentado uma tendência positiva, impulsionada pela redução das taxas de juros e a inflação controlada, que favorece aos consumidores honrar seus compromissos financeiros. Além disso, o programa Desenrola, implementado pelo Governo Federal, tem desempenhado um papel crucial ao incentivar os brasileiros a regularizarem suas dívidas negativadas, oferecendo condições mais acessíveis para a quitação dos débitos. A melhoria na recuperação de crédito tem sido consistente ao longo do ano e a expectativa é que essa tendência continue”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

 

Na análise por setores, o segmento de “Utilities”, que contempla contas de água, gás e energia, foi o mais elegido pelos brasileiros na hora de liquidar os débitos (73,5%). O de “Bancos e Cartões” ficou em segundo lugar, com 69,0% dos débitos liquidados em até 60 dias do vencimento em fevereiro. Veja na tabela abaixo as informações dos segmentos na íntegra: 

 

Encargos com valor acima de R$ 10 mil foram os mais regularizados

 

Ainda em fevereiro, olhando para o recorte de valor das dívidas, aquelas acima de R$ 10.000 (78,4%) foram as mais quitadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias do vencimento em fevereiro. Em seguida, estavam as entre R$ 2.000 e R$ 10.000 (63,0%), aquelas até R$ 500 (62,2%) e as de R$ 500 a R$ 1.000 (61,0%). Por último, ficaram as contas entre R$ 1.000 a R$ 2.000 (58,7%). 

 

O indicador também mostrou que o método mais usado para entrar em contato com os clientes foi por meio digital, correspondendo a 69,2%, enquanto o tradicional envio de cartas alcançou uma proporção de 53,8%. 

 

Consumidores do Acre foram os que mais sanaram dívidas em fevereiro  

 

O indicador revelou também que, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, o Acre foi a que registrou a maior taxa de pagamentos de débitos inadimplidos (72,1%). Em seguida estava o Rio Grande do Sul (70,6%), Sergipe, (70,4%); Ceará (69,1%) e Paraíba (68,7%) Confira o recorte completo por UFs abaixo:

 

 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.

 

Metodologia

 

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise

 

 

 

Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

 

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

 

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

 

 

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

 

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

 

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA