Conexão Intergeracional para as marcas se aproximarem das duas gerações de mulheres que são essenciais na economia brasileira.
Segundo levantamento do Boston Consulting Group, a cada dólar que uma mulher fundadora ou cofundadora levanta, ela gera 2,5x mais receita do que um fundador homem. Além disso, o impacto social é gigante, por meio da inclusão dessas mulheres que se sentem desvalorizadas pelas empresas. A união de diferentes gerações de mulheres nos negócios é uma oportunidade para aproveitar o potencial feminino, empreender e alavancar o crescimento do Brasil, promovendo uma economia mais inclusiva e diversificada.
Conectar essas duas gerações pode trazer diversos benefícios. Ambas abertas para explorar o mundo, as Baby Boomers podem oferecer sua vasta experiência de vida e sabedoria, enquanto as mulheres da Geração Z trazem uma nova perspectiva, energia e familiaridade com as tecnologias emergentes.
Para marcas e empresas, entender essa dinâmica é fundamental. A criação de campanhas e produtos que respeitem e valorizem ambas as gerações pode gerar um engajamento mais profundo e fidelização. Utilizar uma abordagem inclusiva e intergeracional nas estratégias de marketing, como indicado no Guia de Letramento em Longevidade da MV Marketing, pode promover uma comunicação mais eficaz e empática.
Mulheres da Geração Z, composta por jovens progressistas, que valorizam a educação, apresenta semelhanças marcantes com a geração Baby Boomer. Ambas as gerações compartilham uma visão de mundo que valoriza a educação e o aprendizado contínuo, sendo que a Geração Z prioriza os estudos como um meio de alcançar seus objetivos, similar à trajetória de vida dos Baby Boomers, que também buscavam a realização pessoal e profissional através da educação e do trabalho. Segundo dados da The Economist, as jovens mulheres estão se destacando academicamente em relação aos seus pares masculinos. Na União Europeia, 46% delas obtêm diplomas universitários, em comparação com 35% dos homens jovens, uma diferença que dobrou desde 2002. Uma consequência é que as jovens mulheres são mais propensas do que os homens a passar os primeiros anos da vida adulta em um ambiente de liberalismo acadêmico.
Cases de sucesso
A série "Grace and Frankie" é um exemplo global de como conteúdos que abordam a representação feminina e questões sexuais podem influenciar e conectar diferentes gerações. A série desconstrói estereótipos associados às pessoas idosas, especialmente mulheres, apresentando uma visão moderna e empoderada da sexualidade na maturidade. Esta abordagem inovadora tem conexão com as mulheres mais jovens, motivo do seu sucesso entre todas as gerações.
O sucesso do @ro.macielestilo entre diversas gerações é resultado da parceria entre a influencer Rô Maciel, 65 anos e sua filha Victoria Pekny, 32 anos, que juntas promovem o vestir bem humorado e a consultoria de estilo e acessórios. Formada em arquitetura, Ro Maciel é especialista em mulheres maduras e acessórios, dando sempre dicas e formas novas de vestir em seu instagram, a união dela com sua filha faz com que seu conhecimento e técnica alcance um público ainda maior se utilizando das mídias sociais.