Começou a 16ª edição do Transcatarina e a cidade de Fraiburgo (SC) é a anfitriã deste grande encontro do off-road nacional. Até o dia 13 de julho, cerca de 700 pessoas vão desafiar diversas trilhas que passam por Caçador e São Bento do Sul, até alcançar Jaraguá do Sul, ponto final deste roteiro que, ao longo de dez dias, passa pela Vale dos Imigrantes, Serra, Alto Vale, Vale do Itajaí e Vale dos Encantados.
A concentração do evento é no Hotel Renar – uma parceria que tem 16 anos –, onde acontece a recepção de boas-vindas aos participantes, secretaria de prova e vistorias técnicas.
Entre as atividades que envolvem a programação do Transcatarina, os primeiros a ligar os motores são os pilotos e navegadores do rally de regularidade que, inclusive já começaram a chegar em Fraiburgo. Afinal, nesta quinta-feira (04) tem o briefing com a organização às 10h, e logo em seguida, às 14h, a largada para a primeira etapa da competição. As categorias são Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light.
O roteiro completo tem aproximadamente 500 km, entre Fraiburgo e Caçador, passando também Rio das Antas e Calmon. De acordo com o diretor de prova, Vander Hirt, os competidores vão acelerar em trilhas dentro de fazendas de pinus e pelos pomares de maçã, e terão uma planilha com médias de velocidade justas e com bastante pegadinhas. De volta a Fraiburgo, o encerramento do rally de regularidade é no dia 06, com a premiação dos vencedores às 19h30.
A programação continua
No domingo (07), a programação segue com o Rally da Inclusão – uma ação social que tem por objetivo oferecer às crianças e adolescentes com algum tipo de comprometimento intelectual e cognitivo, a chance de viver o universo do fora-de-estrada e as sensações experimentadas por pilotos e navegadores.
E, a partir de segunda-feira (08), os participantes das categorias de Turismo começam a se concentrar no Hotel Renar. São três categorias: Adventure (1, 2 e 3), Passeio Radical (1, 2 e 3) e Passeio Expedition. A partir do dia 10, o Transcatarina começa a se espalhar pelo interior catarinense, tendo cada categoria um roteiro diferente. O destino é o Parque Municipal de Eventos, em Jaraguá do Sul. O endereço rua Walter Marquardt, 910 – Barra do Rio Molha.
“Hoje, nosso principal pilar é o turismo. Queremos atrair pessoas de diversas regiões do país para conhecer e aproveitar os nossos atrativos naturais, culinária e culturas. Só no Transcatarina temos pessoas de 150 municípios e 16 estados. E somados a isso, atraímos recursos para as localidades por onde passamos, movimentando a economia dos municípios. Além dos hotéis ficarem com lotação máxima, consumimos dos postos de combustíveis, borracharias, restaurantes, entre outros tipos de comércio”, encerrou o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa.
Para quem quiser participar das categorias de turismo, ainda dá tempo de se inscrever: www.transcatarina.com.br.
Siga nas redes sociais @transcatarina
O 16º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, TranspoTech, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos, Orange Sun Energia Sustentável, Cascavel Diesel, Lave Bem Tinturaria, Grupo Gratt, Auto Posto Maçã, Cervejaria Holzbier e RH Brasil.