Uma baleia-francas-austral (Eubalaena australis) foi avistada em Florianópolis/SC na temporada de migração da espécie. O registro foi feito no dia 4 de julho na Praia do Moçambique. O período reprodutivo da baleia-franca vai de julho a novembro, com pico em setembro, quando elas visitam o litoral catarinense em busca de águas mais quentes para se reproduzirem e amamentarem seus filhotes.
Nesta época, a baleia-franca tem hábitos costeiros e costumam nadar logo após a arrebentação das ondas, sendo possível avistá-la das praias.
A baleia-franca é a única espécie de baleia em perigo de extinção que reproduz na costa brasileira. É a época de reforçar a importância da conservação marinha para que elas se reproduzam em harmonia e retornem com saúde para as águas polares.
Para aqueles que navegam pela região costeira no inverno e primavera, devem redobrar o cuidado com as baleias: procedimentos devem ser seguidos, como manter a distância de 100 metros e jamais perseguir, interromper ou tentar alterar o curso de deslocamento dos animais.
Veja o vídeo completa da baleia-franca no instagram @associacaor3animal
Caso aviste um animal marinho vivo ou morto na praia, ligue para o Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS): 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibamagov, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.