A principal competição de seleções do continente está prestes a começar. A Copa América terá sua partida inaugural nesta quinta-feira (20), com a Argentina medindo forças com o Canadá. O SDA foi fundo atrás de todos os recordes que podem ser quebrados na edição deste ano. A lista tem como destaque marcas que podem ser atingidas pela Argentina, atual campeã do torneio, e Messi, craque pode se tornar aumentar ainda mais o repertório de recordes que possui na carreira.
|
Seleções
- A Argentina pode quebrar seu empate com o Uruguai e se tornar a única detentora do recorde de maior número de títulos da Copa América (atualmente 15, poderia ser 16).
- A Argentina pode aumentar seu recorde de maior número de troféus de segundo lugar (atualmente 14, pode ser 15) e pode aumentar seu recorde de maior número de classificações entre os três primeiros colocados (atualmente 34, pode ser 35).
- A Argentina pode aumentar seu recorde de maior número de títulos consecutivos - ela venceu em anos consecutivos em cinco ocasiões diferentes; uma vitória consecutiva em 2024 seria a primeira vitória consecutiva em mais de 30 anos (a Argentina ganhou seu último título consecutivo em 1993).
- A Argentina poderá aumentar seu recorde de maior número de jogos vencidos na Copa América - ela venceu 128 jogos e poderá vencer mais seis em 2024.
- A Argentina pode aumentar seu recorde de maior número de gols marcados - marcou 474 gols na Copa América desde 1916.
- A Argentina pode aumentar seu recorde de maior número de aparições em semifinais e finais, se conseguir chegar tão longe - até o momento, participou de 36 semifinais e 29 finais.
- O Brasil pode aumentar seu recorde de maior número de disputas de pênaltis vencidas - já venceu cinco disputas de pênaltis.
- O Uruguai pode romper o empate com a Argentina e se tornar o único detentor do recorde de maior número de títulos da Copa América (atualmente 15, podendo chegar a 16).
- O Uruguai pode aumentar seu recorde de maior número de troféus de terceiro lugar (atualmente nove, pode ser dez); no entanto, o recorde do Uruguai também pode ser empatado pelo Peru, que terminou em terceiro lugar oito vezes.
- O Uruguai já aumentou seu recorde de maior número de participações em torneios da Copa América (esta é a 46ª vez na competição) e também aumentará seu recorde de maior número de jogos disputados na Copa América - o país já disputou 206 jogos e jogará pelo menos mais três jogos em 2024, podendo jogar até mais partidas, se a equipe se classificar ao mata-mata.
- O Uruguai pode aumentar seu recorde de maior número de disputas de pênaltis jogadas e perdidas - perdeu seis de dez disputas.
- Desde o ano inaugural em 1916, quando o Uruguai venceu, o Canadá pode se tornar o primeiro país a vencer a Copa América em seu ano de estreia.
- O Chile é o país com maior número de jogos perdidos na Copa América - foram 88 derrotas desde o início do torneio.
- O Paraguai pode aumentar seu recorde de maior número de jogos que terminaram empatados, que atualmente é de 43, com a Argentina em segundo lugar, com 41 empates.
- O Equador possui o recorde de maior número de gols sofridos, 327. O Chile, segundo da lista, sofreu 11 a menos.
- Os Estados Unidos podem se tornar o primeiro anfitrião não sul-americano a vencer a Copa América.
- Em sua terceira participação no torneio da Copa América, a Jamaica poderia marcar seu primeiro gol, feito que não conseguiu até agora.
Recordes individuais
- Lionel Messi irá superar o empate com Sergio Livingstone (Chile) e se tornará o único detentor do recorde de maior número de partidas disputadas na Copa América - o recorde atual é de 34 partidas disputadas e Messi é o capitão da Argentina na edição de 2024 da Copa América.
- Claudio Bravo (Chile) e Paolo Guerrero (Peru) também têm a chance de subir no ranking de maior número de partidas disputadas, ambos estão empatados em 10º lugar com 25 partidas disputadas.
- Messi também pode aumentar seu recorde de maior número de assistências registradas na história da Copa América - ele já deu 17 assistências.
- Três jogadores têm a chance de subir na classificação dos maiores artilheiros de todos os tempos da Copa América - Paolo Guerrero (Peru), Eduardo Vargas (Chile) e Lionel Messi (Argentina) - Guerrero e Vargas estão empatados em 5º lugar com 14 gols marcados, enquanto Messi está empatado com outros sete jogadores em 7º lugar com 13 gols marcados; os atuais detentores do recorde são Norberto Méndez (Argentina) e Zizinho (Brasil), que estão empatados em 1º lugar com 17 gols marcados ao longo das edições que disputaram.
- Paolo Guerrero (Peru) pode superar seu empate com Pedro Petrone (Uruguai) e se tornar o primeiro jogador a ganhar a chuteira de ouro na Copa América em quatro ocasiões - até agora, Guerrero e Petrone são os únicos jogadores a ganharem três vezes cada.
- Lionel Scaloni (Argentina) pode se tornar o terceiro técnico a vencer duas edições consecutivas da Copa América (e o primeiro a fazê-lo desde 1993), juntando-se aos ex-técnicos argentinos Alfio Basile e Guillermo Stábile (Stábile, na verdade, comandou a Argentina em três edições consecutivas); Scaloni também pode se tornar o quinto técnico a vencer a Copa América duas ou mais vezes (Stábile - 6 vitórias, Basile, Corazzo, Fígoli - 2 vitórias).
Fotos: Alamy
|
|
|