No dia 19 de junho, celebra-se o Dia Nacional do Luto. De acordo com o dicionário Michaelis, luto é o “sentimento de pesar ou tristeza pela morte de alguém; tristeza profunda causada por grande calamidade; dor, mágoa, aflição”.
Diante da perda de alguém importante, é comum sentimentos de desesperança, desalento e dúvidas sobre o futuro. Contudo, não há regras em um manual a serem seguidas. O luto é vivenciado de maneira singular por cada pessoa. Há quem sinta muito durante um longo período de tempo, outros, encontram escapes em diferentes áreas da vida.
É importante dar tempo e espaço para a expressão das emoções e sentimentos negativos, permitindo a manifestação da dor da perda para que o momento seja elaborado e a pessoa possa seguir em frente. A situação pode tornar-se mais complicada quando quem está experienciando o luto é uma criança.
Por isso, a Cortez Editora separou, dentre seu vasto catálogo com mais de 1.400 obras, dois livros que podem ajudar as crianças a entenderem um pouco mais sobre o luto e sobre a morte. São eles:
- A menina e seus pontinhos, de Silmara Rascalha
A descoberta dos sentimentos, alegrias e tristezas é apresentada por meio de uma bela amizade entre uma menina e um idoso. A autora propõe uma viagem ao próprio coração, em que identidade e memória caminham para a formação e o crescimento, anunciando valores para toda vida. Tudo isso embalado pela atmosfera do Natal, resgatando o sentido da verdadeira festa do amor.
Autores: Lisie de Lucca e Silmara Rascalha Casadei
Editora: CORTEZ
Categoria: 6 a 8 anos
Páginas: 32
Preço: R$ 57,00