“Não tem ninguém bem, dentre atingidos e não atingidos pela água, todos tiveram reflexos do caos.”
Ana Paula também destacou os desafios enfrentados com o retorno das chuvas, que exacerbaram as dificuldades econômicas e emocionais para muitos, mesmo aqueles que não foram diretamente atingidos pela enchente. Enquanto negócios online experimentam uma demanda maior, as lojas físicas enfrentam dificuldades para se recuperar, levando a um impacto significativo na economia local.
"Com o retorno das chuvas, o que já estava difícil ficou ainda pior. Embora minha empresa não tenha sido afetada economicamente, pois a maioria de nós trabalha remotamente e está fora do estado, muitos amigos e comerciantes locais estão fechando suas portas permanentemente. O tamanho do prejuízo é incalculável. Negócios online estão experimentando uma demanda maior, enquanto as lojas físicas lutam para vender vouchers e vales pelo Brasil afora, utilizando as redes sociais."
Apesar das adversidades, Ana Paula reconheceu os esforços de colaboração em nível nacional e a solidariedade da comunidade, que têm sido fundamentais para ajudar as pessoas afetadas a enfrentar essa crise.
"Venho postando e solicitando doações diariamente, mas percebemos que, para nós que estamos aqui, o impacto não cessa. Para as pessoas em geral que nos acompanham, há um ponto limite, porque precisam voltar à sua rotina normal, inclusive nós que estamos no online, o que acaba reduzindo o impacto das notícias."
Toda a comoção gerada por essa tragédia mostrou, mais uma vez, a capacidade do povo brasileiro de ter compaixão pelo próximo. Civis arrecadaram toneladas de mantimentos, roupas e remédios, e milhares de voluntários se dedicaram aos resgates, hospitais e abrigos.
Ana Paula fez questão de enaltecer os esforços de colaboração em nível nacional:
"Temos que destacar os esforços civis em todo o Brasil, tanto em termos de presença física quanto de contribuições econômicas. Eu diria até que isso salvou muitas pessoas nesse período, incluindo ações de grandes empresas do setor privado que se dedicaram ao Rio Grande do Sul."
A situação no Rio Grande do Sul continua crítica, com a comunidade e as autoridades trabalhando juntas para lidar com as consequências devastadoras das enchentes.