O comboio da Prefeitura de São Bento do Sul chegou, na noite de segunda-feira (20), ao município adotado para auxiliar na retomada após os alagamentos, Forquetinha, no Rio Grande do Sul. No dia seguinte pela manhã iniciaram os
trabalhos das máquinas, caminhões e servidores enviados.
Terça e quarta-feira foram dias de muita ação, sendo que, conforme explica o diretor da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo Pscheidt. “Trabalhamos a todo o vapor, infelizmente, quinta choveu forte e tivemos que suspender. Mas, foram dois dias que certamente fizeram o impacto de uma semana de limpeza devido à união com as equipes locais”, destacou.
A equipe atua em diversas frentes, como recuperação de estradas, limpeza de vias públicas e outros. “Foram mais de 70 toneladas de restos de lixo e entulhos recolhidos, rodovias que tiveram o barro retirado, o pórtico do município foi limpo, desentupimentos de bueiros e redes de drenagem realizados, além de casas que precisavam ter suas entradas desobstruídas atendidas”, resumiu o diretor.
Nesta sexta-feira, com a trégua da chuva que se prevê, serão atividades para conter desmoronamentos, canalização de águas para os rios e atuação dos caminhões no transporte de saibro e entulhos para avaliação ambiental. “Nossa equipe está muito unida, integrada com os moradores da cidade e trabalhando com vontade de fazer a diferença na vida dessas pessoas. Só temos que agradecer pelo empenho de todos”, concluiu Eduardo.
Força-tarefa
O Município enviou até Forquetinha três caminhões caçamba, duas retroescavadeiras, um mini escavadeira e um caminhão hidrojato. Operando essa frota, foram oito servidores, além do diretor que está na cidade gaúcha desde o dia 17 de maio.
As equipes foram cedidas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semob), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Semam) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae).