Terminam na próxima sexta-feira (24) as inscrições para o concurso de aquisição de obras artísticas que façam referência ao legado de Antonieta de Barros, a primeira deputada estadual de Santa Catarina e a primeira mulher negra a assumir um mandato no Brasil. Podem ser submetidas obras de diversas categorias.
O concurso foi proposto pela deputada Luciane Carminatti (PT) e pelo deputado Marquito (Psol), e realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O edital está disponível aqui: https://gerenciacultural.
A ideia do concurso, segundo a deputada Luciane Carminatti (PT), é valorizar os ideais de Antonieta. “Por isso, vamos aceitar trabalhos que abordem questões de educação, política e direito das mulheres como forma de homenagear essa figura tão importante para Santa Catarina e que se tornou referência para todo o Brasil”, destaca.
É importante reforçar que não é necessário que a obra trate da figura de Antonieta, mas faça alusão a temas correlatos a ela. Podem ser obras que abordam assuntos como educação, violência contra a mulher, mulher na política, cultura e igualdade racial.
Metade das premiações será destinada a pessoas negras. Ao todo, serão selecionadas 10 obras, que receberão R$ 2 mil cada.