Dermatologista orienta sobre o uso correto da borra de café
O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil, e além de ser uma das bebidas mais consumida no país, o grão pode ser um aliado para a beleza da pele. O café, é um excelente antioxidante devido ao ácido clorogênico, ou seja, ele protege a pele contra radicais livres, substâncias que aceleram nosso processo de envelhecimento.
O Dr. José Roberto Fraga Filho,
“A esfoliação com café não tem ação clareadora, o que pode ocorrer é que com esse procedimento, a pele fique mais uniforme dando essa impressão. Mas, é importante se a esfoliação for muito agressiva ocorre uma quebra de barreira, inflamação com posterior hipercromia, por isso deve ser delicada, 2x na semana somente e sempre após usar um hidratante facial”, destaca o dermatologista.
Em áreas com acne ativa você pode levar a bactéria para outros lugares e piorar o quadro. O excesso faz que ocorra um efeito rebote piorando a oleosidade. Pacientes com pele sensível como aqueles que tem dermatite atópica podem ter uma piora do quadro.
Como todo esfoliante, ao usar nos cabelos ele vai tirar as células mortas, melhorar a seborreia e com a ação antioxidante irá fazer que ocorra uma melhor perfusão sanguínea no folículo capilar favorecendo a saúde dos fios.
Fonte:
Dr Jose Roberto Fraga Filho
Médico Dermatologista
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica
Médico Fundador e Diretor Clínico da Clínica Dermagynus desde 1992
Instagram: @dermagynus