Na última terça-feira (30), a Prefeitura de São Bento do Sul, em parceria com o Serviço de Medidas Socioeducativas (MSE) do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveram uma capacitação de medidas socioeducativas, para representantes das entidades parceiras do serviço, visando fortalecer o apoio aos adolescentes envolvidos na prática de atos infracionais.
As medidas socioeducativas, regulamentadas pelo artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), oferecem um leque de alternativas, desde advertências até a privação de liberdade, de acordo com a gravidade do caso. Estas medidas, determinadas pela promotoria de justiça, são encaminhadas para o Creas como Prestações de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA).
Durante o encontro, os profissionais das instituições parceiras, como Instituto Federal Catarinense (IFC), Udesc, Cras Serra Alta, Cras Oxford, Cras Centenário, Associação de Produtores Rurais de São Bento do Sul (Epagri/Aprosul), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semam), Centro de Influência Adventista, Casa Abrigo da Mulher Vítima de Violência, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Hortas Comunitárias, foram capacitados para se tornarem referências fundamentais na assistência aos adolescentes sob medidas socioeducativas.
A coordenadora do Creas, Glaucia Mosqueta Schlepka, destaca a ampla participação no evento por parte dos entes envolvidos neste trabalho. “Agradecemos a todas as entidades que abrem as portas para receber nossos adolescentes nesse processo de mudança de mentalidade. A forte adesão a esta capacitação só mostra o grau de comprometimento de cada um. Juntos somos mais fortes”, concluiu Glaucia.