O Brasil conquistou quatro medalhas nas disputas individuais do Aberto Paralímpico Fa20 de Montenegro. Nesta quinta-feira (2), segundo dia de jogos, Danielle Rauen, Sophia Kelmer, Allana Maschio e Lucas Arabian garantiram lugar no pódio.
Nos jogos das classes 9-10, Danielle Rauen ficou com a medalha de prata e avançou à grande decisão ao vencer outra brasileira. Na semifinal, a número cinco do ranking mundial bateu Allana Maschio, que ficou com a medalha de bronze, por 3 sets a 0, com parciais de 11/6, 11/1 e 11/4.
Na grande final, enfrentando a australiana Lei LiNa, vice-líder do ranking da classe 9, revés por 3 sets a 1, com parciais de 11/6, 10/12, 3/11 e 7/11.
''Tive jogos muito difíceis no grupo, enfrentando uma atleta da Coreia do Sul, campeã mundial. Foi um jogo super difícil, até pelo estilo de jogo. Enfrentei a Allana Maschio em uma semifinal brasileira e consegui vencer por 3 sets a 0. Na final, jogando contra a vice-líder do ranking mundial sabia que teria mais um jogo difícil, pois ela tem um jogo muito fechado. Já tinha jogado contra ela esse ano na Itália e acabei perdendo, então busquei fazer coisas diferentes. Quase consegui abrir dois sets a zero e poderia ser tudo diferente. Já foi uma preparação para Paris, pois podemos nos enfrentar lá'', confirmou a vice-campeã.''
''Estou muito feliz de jogar aqui em Montenegro. Gostaria de agradecer pelo apoio da CBTM e da Tibhar. Contente com o desempenho, mas na certeza que tenho muito a melhorar. Sou muito nova, de idade e no circuito mundial, e tive a oportunidade de enfrentar grande atletas. Todas as derrotas doem, pois nos esforçamos muito, mas deixa também o gosto de 'sei que posso mais'. Quanto mais me arriscar nas competições, mais vou crescer. Vou continuar focada para os jogos de duplas.'', explicou Allana.
Ainda no feminino, mas na classe 8, o Brasil ainda garantiu mais uma medalha de bronze. Número 6 do ranking mundial encarou Eva Kuts nas semifinais após garantir sua classificação às fases eliminatórias na liderança de seu grupo.
Na mesa, com parciais de 11/3, 11/5, 10/12, 7/11 e 7/11, revés por 3 sets a 2, deixando Sophia com a terceira colocação.
Já no masculino, bronze para o Brasil na classe 5. Lucas Arabian, 14º do ranking mundial, foi à mesa para encarar o líder do ranking, o alemão Valentin Baus na semifinal. Com parciais de 7/11, 5/11 e 12/14, 3 sets a 0 para o adversário.
''Estou muito feliz com a conquista desta medalha de bronze. Iniciei a competição com o objetivo de me preparar para a seletiva que vai acontecer da Tailândia e me sinto preparado. Joguei contra o primeiro e o terceiro do ranking e fui bem contra eles. Agora é focar para os jogos em duplas e trabalhar cada dia mais por essa vaga em Paris.'' comemorou Lucas.
O Aberto Paralímpico Fa20 de Montenegro segue para seu terceiro dia, quando se iniciam os torneios de duplas. Confira aqui os jogos dos mesa-tenistas brasileiros em Podgorica.