O Centro de Vivências e Desenvolvimento Socioemocional Maria Ferreira Ziemann, que está em funcionamento desde o início do ano letivo de 2024, segue atendendo 55 alunos no contraturno escolar. O objetivo do espaço, que é uma iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é oferecer atividades diferenciadas com oficinas sobre diversos temas.
Recentemente, por exemplo, os alunos tiveram duas palestras: uma sobre zoonoses, que são as doenças transmitidas dos animais aos humanos e vice-versa, feita em parceria com o Centro de Vigilância em Saúde. A outra foi sobre saúde bucal, feita em parceria com os profissionais da odontologia da Secretaria de Saúde.
Os temas abordados tiveram o objetivo de mostrar às crianças como se proteger de doenças e cuidar de sua saúde com ainda mais carinho. “Nesta unidade, que foi pensada para proporcionar conteúdos pedagógicos que expandam as experiências dos alunos, temos a oportunidade de entregar projetos de diversas áreas, inclusive sobre sua própria saúde. Isso ajuda a fazer deles multiplicadores de boas práticas”, afirmou a diretora de programas e projetos da Semed, Simone Lesnhack.
O espaço, localizado no bairro Rio Vermelho, conta com quadra de areia para futebol e vôlei com drenagem, estufa agrícola, laboratório de informática, além de uma área para receber equipamentos de parquinho infantil e aparelhos de ginástica.