São Bento - A instalação do Instituto Federal Catarinense em São Bento do Sul é uma grande conquista. Além de especializar mão de obra no município, também servirá de incentivo a profissionalização de interessados de toda a região. Com a realização da Audiência Pública para apontamento dos cursos, na noite desta quinta-feira, dia 1º, mais um importante passo para a concretização do projeto foi concluído.
O encontro contou com a presença do chefe de gabinete, Cláudio Schultz, na ocasião representando o prefeito Magno Bollmann, do Deputado Federal Pedro Uczai, demais autoridades, e representantes da comunidade em geral. O objetivo principal do encontro foi levantar informações, sugestões e justificativas de cursos para compor a grade do Instituto.
Segundo o chefe de gabinete, o projeto de implantação da unidade de ensino federal já vinha sendo aguardado desde 2009 e com o auxílio e empenho do Deputado Pedro Uczai o mesmo está muito perto de ser concretizado. “Para São Bento do Sul e região a instalação do Instituto Federal é de extrema importância tanto na preparação para o mercado de trabalho quanto na recolocação”, disse Cláudio.
Em breve explanação, a secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner falou dos cursos que são oferecidos por Instituições de Ensino no município. “Em muito pouco tempo São Bento do Sul pode se transformar numa referência no quesito ensino profissionalizante. As oportunidades de treinamento propiciam desenvolvimento rápido para a região”, reforçou Schultz.
O Deputado destacou o empenho do prefeito Magno Bollmann para conseguir aprovação do projeto. Uczai falou ainda da qualidade de ensino oferecida pelo Instituto. “Como professor posso afirmar que trata-se de cursos de nível elevado e com o foco na profissionalização, com objetivo de agregar valor, crescimento e renda para a região”, acrescentou.
Participação do público
A audiência oportunizou a participação do público que reforçou a necessidade de qualificação em diversas áreas. Dentre as opções apresentadas destacam-se os cursos voltados para a área da saúde, tecnologia, turismo, cultura, entre outros.
Na sua justificativa, a diretora de Turismo Cristiane Nenevê da Silva, lembrou que 45% do território são-bentense é área de preservação. “A preocupação com meio ambiente cada vez mais faz parte do dia a dia das empresas, por isso a sugestão de um curso voltado a Gestão Ambiental”, disse. Cristiane ainda sugeriu cursos como Gestão de Eventos, e formação de profissionais na área de hotelaria.
Valmor, representante do núcleo de auto mecânicas da Acisbs – Associação Empresarial de São Bento do Sul, falou sobre a falta de mão de obra qualificada para mecânica de automóveis. “É um ramo que cresce a cada dia e falta o conhecimento técnico para o profissional”, reforçou. O vereador Tadeu do Nascimento comentou sobre a possibilidade de implantação de curso profissionalizante de música. Foram citados ainda os cursos de Técnico em Enfermagem, Defesa Civil, Produção de Moda (têxtil), entre outros.
“Todos os eixos destacados nesta audiência serão explorados por uma comissão, formada por representantes da comunidade”, acrescentou o deputado. A comissão fará um estudo de demanda, empregabilidade, dentre outros.