Buscando trazer mais conhecimento com relação ao mosquito Aedes Aegypti, neste sábado (16), a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Dia D de Combate à Dengue, das 9h às 12 horas, em dois locais: no Calçadão, localizado no Centro da cidade, e na praça Pedro Paulo “Paulinho” Baptista, no bairro Centenário.
O objetivo da exposição é conversar com a comunidade para que esteja mais atenta ao aumento de focos em São Bento do Sul, bem como os sintomas que a picada do mosquito traz. “Um dos fatores que favorecem a proliferação do mosquito e o aumento de focos é o clima quente e as chuvas. Qualquer objeto que pare água pode se tornar um criadouro”, conscientizou Silvana Maria Bianco Bauer, diretora do Centro de Vigilância em Saúde.
Pensando nessas e outras questões, a Saúde pretende orientar a população a ter o cuidado de verificar a casa, no lado de dentro e fora, uma vez por semana, a fim de evitar a proliferação, entre outros cuidados. Vale lembrar que o mosquito é urbano e precisa do sangue humano para viver. Se há larvas de Aedes Aegypti, é porque tem mosquito picando pessoas e colocando ovos.
São Bento do Sul, até o momento, segundo o boletim divulgado no dia 13 de março, possui 45 focos de dengue registrados. Com relação aos casos, há 80 notificações. Dessas, 11 foram confirmadas, 65 descartadas e quatro seguem em investigação.