Através da Pavimentação Comunitária, a rua Lauro Alves de Araújo, no bairro Schramm, teve um trecho de 1.050 m² coberto com paver. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul e dos moradores, que contam com o apoio das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e da Secretaria de Planejamento e Urbanismo no projeto e na execução.
Neste caso, todos os moradores da via aderiram ao programa, que consiste na divisão de tarefas. A Prefeitura fez toda a preparação da rua, que abrange a drenagem pluvial, base e sub-base, contabilizando cerca de 70% do valor da obra. Já os moradores custearam o valor dos meios-fios e do material de revestimento, que pode ser em concreto, asfalto ou piso intertravado, com lajotas ou paver. “Este sistema é uma grande parceria entre a Prefeitura e os proprietários dos imóveis”, destacou Rafael Verbinenn, coordenador dos Programas de Pavimentação.
Diversas ruas já foram contempladas com o programa. Nos últimos três anos, por exemplo, 24 vias receberam pavimentação. Nos próximos dias, inclusive, a rua Antônio Rujanowsky, no bairro Centenário, também entrará para esta lista. “Estamos dando continuidade ao programa. Esta via teve um problema de contenção e com a chuva desta semana uma nova intempérie, mas logo a população poderá utilizar mais uma rua pavimentada”, declarou o prefeito Antonio Tomazini, que acredita que esta colaboração entre poder público e a população viabiliza que novos trabalhos sejam realizados em toda a cidade.