As obras no ginásio Annes Gualberto, feitas com recursos próprios do município, seguem a todo vapor. Segundo a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, ela está 15% concluída até o momento, com possibilidade de ser entregue até o fim deste ano.
Nesta semana, um grande passo será dado para o avanço da reforma: o reforço nos pilares da parte externa nos fundos do ginásio. Inclusive, segundo Marcelo Laynes Milla, engenheiro fiscal da obra, um dos motivos principais para reformar o Annes Gualberto foi justamente essas estruturas externas, que estão comprometidas.
Ele disse que provavelmente devido à umidade ascendente, alguns pilares tiveram suas armaduras oxidadas. Esse processo corrosivo fez com que surgissem rachaduras nas estruturas. “Toda armadura precisa ter um cobrimento mínimo de concreto e ali se percebe que este cobrimento não existia mais. Há alguns anos os funcionários do Annes visualizaram este problema e estavam temerosos”, disse. Marcelo comentou também que, de dois anos para cá, sempre que um evento grande acontecia no ginásio, uma parte da arquibancada era interditada a fim de evitar qualquer sobrecarga.
Para conter esse processo corrosivo, um produto anti ferrugem foi aplicado em todas as ferragens expostas desses pilates, a fim de estancar o problema. O próximo passo para a estrutura é fazer o encamisamento e concretagem dos pilares comprometidos. Desta forma, o espaço ficará seguro novamente. “Fazendo o reforço ali nos fundos, a estrutura vai ficar 100%”, garantiu o engenheiro.
O prefeito Antonio Tomazini segue otimista com o avanço da reforma, esperando que, ao ficar pronta, agrade a todos que frequentarem o espaço. “São Bento merece um ginásio de qualidade e boa estrutura. Essa reforma é necessária”, disse.
Vale lembrar que o Annes Gualberto também receberá adequações nos banheiros, vestiários, acessibilidade, parte elétrica, hidráulica, reforma da quadra, entre outras melhorias.