Na região Sul, a semana começa com pancadas de chuva em áreas do Rio Grande do Sul. Os volumes podem ultrapassar 50 mm devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. Nas demais áreas da região, a previsão indica acumulados abaixo de 40 mm. Ao longo dos próximos dias, segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, Andrea Ramos, essa chuva pode se espalhar para outras áreas da região.
“A formação de um sistema, que começa já deste domingo para segunda-feira, faz com que ocorram chuvas no Rio Grande do Sul, mas no decorrer da semana segue atingindo também Santa Catarina e Paraná”, afirma.
Informações do Inmet também mostram que boa parte da região apresenta potencial perigo de chuvas intensas, principalmente em áreas noroeste e sudoeste gaúchos, onde estão localizados municípios como Nova Boa Vista e Santiago. A mesma condição está prevista para o oeste catarinense, como em Coronel Freitas.
A temperatura mínima na região, entre as capitais, fica em torno de 18°C, em Curitiba, e a máxima prevista é de 31ºC, em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Fonte: Brasil 61