O maior bairro de São Bento do Sul contará agora com uma cobertura de rede coletora de esgoto ampla. Em Serra Alta, mais de 29 mil metros destas estruturas estão sendo implantadas, resultando em cerca de 1800 novas ligações. As obras ocorrem em ritmo acelerado, tendo já alcançado mais de 95% de realização.
O diretor-presidente do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Osvalcir Peters, destaca a eficiência da obra e os impactos na qualidade de vida dos cidadãos. “Este trabalho tinha previsão de ser finalizado em até 18 meses, entretanto, estimamos que fique pronto em 10 meses. Será um avanço significativo em saneamento básico, o que reflete na vida e no bem-estar da comunidade”, comentou Peters.
Este investimento na rede coletora de esgoto promove economia em outra área fundamental dos serviços públicos, como explica o prefeito Antonio Tomazini. “A cada um real aplicado em saneamento básico, economizamos outros quatro em saúde. Esta obra tem o investimento de R$ 17 milhões, sendo que ao final de 2024 a Prefeitura atingirá o número de mais de R$ 20 milhões aplicados para esta finalidade”, observou o prefeito.
Cobertura
Até 2021, São Bento do Sul contava com apenas 30% de cobertura de rede de esgoto no município. A partir dos projetos executados nos últimos anos, ao final de 2024, este serviço essencial terá sido ampliado para 60%. “Com a efetivação do Marco Regulatório do Saneamento Básico, temos o compromisso de universalizar o saneamento básico para todos os lares. Até 2033, 90% das pessoas precisam ter este acesso e na nossa cidade a administração está trabalhando para isso”, disse Tomazini.