Uma análise realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) na quinze primeirana de fevereiro aponta que será possível liberar o tráfego pelo Contorno Viário de Florianópolis em julho de 2024.
A conclusão baseou-se em visitas e imagens que fazem parte da análise realizada pelo engenheiro Ricardo Saporiti, que acompanha a evolução do projeto, e vai ao encontro de estudo anterior da entidade, que já apontava a possível conclusão das obras no fim do 1° semestre de 2024.
Segundo Saporiti, “o ritmo de evolução das obras e serviços, no período compreendido entre a última vistoria (junho/23) e a realizada em fevereiro de 2024 permite estimar - interromper o ritmo dos trabalhos – a liberação da via em julho deste ano.”
Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, o levantamento da entidade traz boas perspectivas para a conclusão desta obra estratégica para SC e o país. “Importante agora é cuidar das áreas lindeiras e faixas de domínio para que o contorno não se transforme em uma via urbana, comprometendo a segurança e a fluidez do corredor logístico litorâneo”.
O engenheiro responsável pela análise também destacou a urgência em estabelecer um Plano Diretor para o entorno da obra, de maneira a regulamentar o desenvolvimento das áreas lindeiras na faixa de domínio. A discussão deve passar pelos Poderes Executivos e Legislativos dos municípios de Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos.
Histórico: O contorno viário tem uma extensão de aproximadamente 50 quilômetros. Pelo contrato de concessão, firmado em 14 de fevereiro de 2008, essa obra deveria estar em utilização a partir do quinto ano de Concessão (2012), mas só foi celebrada em maio de 2014. O prazo contratual final (fevereiro de 2012) foi sendo prorrogado sucessivamente para: fevereiro de 2015; fevereiro de 2017; fevereiro de 2019; dezembro de 2020, dezembro de 2023 e, finalmente, julho de 2024.