O levantamento também trouxe uma análise inédita do Score PJ, avaliando em quais estados estão as empresas com pontuação acima de 800, e os três estados do Sul lideraram esse ranking, com Santa Catarina (11,0%), Paraná (7,2%) e Rio Grande do Sul (6,6%) na sequência.
Setores da Economia
O estudo traz ainda o recorte de Score PJ dividido entre: comércio, indústria, serviços e setores primários da economia. Olhando UF a UF, o setor primário é o que concentra o maior número de empresas com Score acima de 601, considerado com baixa tendência a inadimplência. Dos 27 estados considerados mais o Distrito Federal, em 23 deles esse é o campo que concentra o maior número de empresas com Score PJ ideal.
Quando olhamos detalhadamente para cada segmento, a região Sul segue como líder em cada um deles. No comércio, Santa Catarina é a primeira colocada, concentrando 39,9% dos CNPJs com pontuação entre 601 e 1.000 e 19,3% na faixa acima de 800. Na sequência, estão Paraná com 30,9% na faixa acima de 601 e 13,8% acima de 800 e Rio Grande do Sul, com 28,7% e 11,6%, respectivamente.
Na indústria, os melhores CNPJs também estão localizados em Santa Catarina. 31,5% estão com Score PJ acima de 601 e 14,5% acima de 800. Em seguida, estão Rio Grande do Sul, com 25,1% e 11,2%, respectivamente, e Paraná, com 21,9% e 9,5%.
Santa Catarina também é líder na categoria serviços. 23,9% das empresas que atuam no setor estão no patamar ideal e 7,3% estão acima de 800. Na sequência, a região Sul segue bem-posicionada no ranking, com Paraná tendo 16,3% das empresas na categoria ideal e 4,2% no recorte acima de 800. Rio Grande do Sul apresenta 16% e 3,9%, respectivamente.
Por fim, olhando para o setor primário da economia, Santa Catarina é mais uma vez a líder, com 42,5% e 18,5% das empresas acima de 601 e 800, nesta ordem. Mato Grosso do Sul é novidade no ranking, com 39,7% de CNPJs na faixa ideal. Considerando essa parcela, Paraná é o terceiro colocado com 38,5%. Na faixa acima de 800, há mudança no ranking. Em segundo lugar está o Paraná, com 14% e em terceiro o Rio Grande do Sul, com 11,4%. O Mato Grosso do Sul vem na sequência, com 10,6%.
Dados da Serasa Experian também mostram que, enquanto 70% dos consumidores têm score pessoa física (PF) acima de 500, as empresas (Score PJ) estão numa situação inversa: 79,7% das companhias têm a pontuação abaixo de 500. "Assim como a reputação pessoal influencia a vida financeira de um indivíduo, os negócios também devem reconhecer a importância do seu Score. Uma boa pontuação não apenas reflete a saúde financeira do empreendimento, mas também facilita a obtenção de crédito e parcerias vantajosas. Da mesma forma que cuidamos do nosso histórico pessoal, empreendedores também devem zelar pela integridade da saúde financeira e Score CNPJ, honrando compromissos, negociando dívidas e construindo uma imagem sólida no universo empresarial," declara o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
A consulta do Score PJ próprio pode ser feita de forma gratuita no site da Serasa Experian, disponível em www.empresas.serasaexperian.com.br/serasa-score. A classificação é baseada em critérios financeiros e comportamentais, além de considerar os dados cadastrais, inclusão no cadastro positivo, dívidas e débitos em aberto, a relação com o mercado e o poder de compra.
Como manter ou aumentar a pontuação de seu Score PJ?
Mantenha as contas em dia: mesmo com um dia de atraso, uma conta pode impactar o Score. Por isso, pagar as contas em dia é muito importante para manter o CNPJ longe da inadimplência e da negativação. É importante manter atenção à gestão dos custos e monitorar o CNPJ para evitar surpresas;
Negocie as dívidas: dívidas das empresas podem ser renegociadas em caso de impossibilidade de pagamento com os credores e parceiros. Um bom incentivo é saber que assim que a empresa negocia a sua dívida e as primeiras parcelas são pagas, mais chances do Score começar a se regularizar e subir;
Tenha credibilidade no mercado: além das dívidas, outra maneira que pode ajudar a manter uma boa pontuação do Score e até aumentá-lo é tomar cuidado em como a empresa se relaciona com o mercado. Evite pedir crédito em curtos períodos, por exemplo. Mesmo que o objetivo dos empréstimos seja aperfeiçoar o empreendimento, isso pode ser entendido como dificuldade para gerar lucros e a existência de desafios financeiros. Esse comportamento pode levar ao impacto no score de crédito e a redução de credibilidade no mercado.
Atualize os dados da empresa: é importante as informações da empresa estarem sempre atualizadas com os órgãos reguladores, instituições financeiras e até mesmo com a Serasa Experian. O Cadastro Positivo é um bom exemplo em que os empreendedores podem cadastrar seus CPFs e honrarem com os pagamentos em dia das dívidas para manter uma imagem positiva.
Como entender a pontuação do Score PJ?
· 0 a 100: são empresas que podem estar em uma situação financeira bastante complicada, com dívidas constantes e que representam um alto risco de inadimplência;
· 101 a 250: essa é uma pontuação mais moderada, isso quer dizer que o risco de inadimplência é menor, mas ainda é possível. Geralmente, o acesso a crédito é menos restrito do que o anterior;
· 251 a 600: essa é uma posição média, a empresa pode ainda ter alguns problemas financeiros, mas consegue se manter estável e tem condições futuras de obter ofertas de créditos melhores. Nesse sentido, tem ofertas de créditos melhores;
· 601 a 1000: a partir daqui, são as empresas com uma boa reputação no mercado, que conseguem manter suas contas no azul. O risco de inadimplência é baixo.
“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação
Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: Como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta com acesso gratuito e intuitivo.
A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, mais confiança a empresa apresenta. Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:
· Existência de dívidas vencidas negativadas;
· Consultas à Serasa Experian;
· Faixa etária do consumidor;
· Cadastro Positivo devidamente aberto;
· Dados cadastrais do consumidor atualizados;
· Registros de pagamento de contas em dia;
· Avaliações de crédito frequentes;
· Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
· Cadastro de emissão de cheques sem fundo.
“As empresas que utilizam o Score PJ como um dos fatores para decidir se concedem ou não o crédito a um cliente, têm muito mais condições de evitar calotes, atrasos em pagamentos e outros problemas desse tipo em suas atividades”, pontua Cleber.
Como consultar o Score PJ
· Basta acessar o site oficial da Serasa Experian;
· Informe os seus dados cadastrais para realizar o login na plataforma;
Caso ainda não seja cadastrado, realize o cadastro e faça o login. Na página inicial desta área logada, a tela exibirá o Score da empresa que, para acessar, é necessário fazer parte do quadro societário, já que a Serasa Experian preza pela segurança dos dados. Mais produtos e serviços estão disponíveis na interface, como soluções de recuperação de dívidas, monitoramento do CNPJ, de CPF dos sócios, de clientes e fornecedores, assistente contra fraude, avisos pré-negativação e muito mais.
Saúde do Seu Negócio, uma análise mais profunda do CNPJ
Para ter uma análise mais completa sobre a situação da empresa, é possível contar com a ferramenta “Saúde do Seu Negócio”, um pacote completo da Serasa Experian que oferece: monitoramento de CPF de sócios, além do próprio CNPJ da empresa; alertas de pré-negativação e consultas; assistência contra fraude e monitoramento de fornecedores. Saiba mais clicando aqui.
Metodologia
A pesquisa “Score de Empresas no Brasil”, foi realizada pela Serasa Experian em setembro de 2023, utilizando as suas bases de informações relativas às empresas constituídas no Brasil. Foi considerada uma amostra de 16,5 milhões de empresas distribuídas entre 108 segmentos produtivos, cobrindo todas as Unidades Federativas (UFs) do país.