O jornalista e escritor catarinense Celso Vicenzi é finalista da 65ª edição do Prêmio Jabuti. Seu livro, Voar na Imaginação (Arte Editora), é um dos cinco melhores do ano na categoria Infantil. O resultado foi anunciado nesta terça-feira, dia 21, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Esta é uma das mais tradicionais premiações literárias do País, que este ano teve 4.245 obras inscritas, divididas em 21 categorias em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
“O presente de Natal este ano chegou adiantado”, disse Celso Vicenzi, ao comemorar o resultado. “Esta é a edição 65 do prêmio, eu estou com 65 anos e este é o meu primeiro livro infantil. Se isto significa alguma coisa, não sei, mas estou muito contente”, brincou o autor. “É muito além do que eu poderia sonhar e como estreante na categoria, que tem escritores consagrados, acho que sou uma autêntica zebra”, afirmou.
Voar na Imaginação é uma história com 48 pássaros brasileiros, num texto poético e bem-humorado, a partir dos nomes das aves, que provocam a imaginação. As aves, de todos os biomas do País, foram pintadas em aquarelas pela artista plástica Andrea Honaiser, companheira do autor. Com 56 páginas coloridas, a obra também tem um QR Code que dá acesso ao site www.voarnaimaginacao.com.
O vencedor de cada categoria será revelado no dia 5 de dezembro, em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo. O evento, fechado para convidados, terá transmissão ao vivo no canal da CBL no YouTube (https://www.youtube.com/@
Os vencedores de cada categoria receberão, além do troféu, R$ 5 mil cada um e o ganhador do Livro do Ano, R$ 70 mil – além de passagem e estadia para participar da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. |