A Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Educação, anunciou a reorganização na matriz curricular da educação infantil, com o objetivo de implementar gradativamente os 33% de hora-atividade para os professores. A ação vai proporcionar melhorias no planejamento e formação docente.
O prefeito Antonio Tomazini, que autorizou a medida, ressaltou sua importância. “Ela vai valorizar os profissionais da Educação. Temos o compromisso em proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento do ensino”, afirmou.
O secretário de Educação, Josias Terres, destaca que a proposta já recebeu o aval favorável do Conselho Municipal de Educação, pois está de acordo com as normativas educacionais. “A mudança busca equilibrar a distribuição de responsabilidades, proporcionando aos professores um tempo adicional para atividades de planejamento e formação, conforme preconiza a legislação”, disse o secretário.
A readequação será feita em dois passos, visando atingir o compromisso de 33% de hora-atividade. Para o ano letivo de 2024, está prevista a adição de quatro aulas para os CEIMs e duas aulas para os professores de educação municipal.
Para o próximo ano, de acordo com Josias, a pasta pretende continuar estudos para nova otimização na rede, possibilitando a zeragem desse compromisso da gestão com os professores da Educação Infantil. A Secretaria de Educação se coloca à disposição para esclarecer dúvidas sobre a iniciativa.