Na tarde da última terça-feira (3), a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da empresa STCP Engenharia de Projetos LTDA, promoveu uma oficina para a contribuição ao diagnóstico da revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Vermelho. O evento ocorreu no auditório do Centro de Vigilância à Saúde, no bairro Progresso.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados do diagnóstico preliminar da unidade de conservação. Os participantes envolvidos no encontro realizaram um planejamento ambiental municipal, fazendo uso da matriz FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), que permitiu a identificação e análise minuciosa de todos os aspectos relacionados à APA Rio Vermelho.
Os resultados alcançados nessa oficina são significantes para a tomada de decisões futuras no que diz respeito à gestão municipal da APA. O objetivo principal é atender aos interesses do desenvolvimento sustentável que integram as áreas ambiental, econômica e social.
O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente e Presidente do Conselho Gestor da APA do Rio Vermelho, José Ermínio Grein, expressou sua gratidão pela participação ativa da comunidade no evento. Ele enfatizou a importância de se atualizar o plano de manejo, destacando a necessidade de adequar as normas que orientam o uso da área e o manejo dos recursos naturais, e com as necessidades da população de maneira sustentável.
Essa iniciativa reforça o compromisso da prefeitura de São Bento do Sul em promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, garantindo que a APA Rio Vermelho continue sendo uma unidade de conservação de extrema importância para a região.