São Bento do Sul agora é um município habilitado ao programa Recicleiros Cidades, por adesão ao edital de chamada pública do Instituto Recicleiros. O programa traz a atuação pela conexão de todos que precisam estar envolvidos no sistema para que aconteça nos municípios a reciclagem inclusiva, de alto impacto e viável economicamente.
O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Osvalcir Peters, comenta que a adesão do município ao programa representa um avanço nas políticas públicas de reciclagem e na sustentabilidade do sistema de gestão de resíduos sólidos no município.
“É uma iniciativa que promove a participação das cooperativas de catadores do município, a comunidade através de ações voltadas a práticas sustentáveis e a reciclagem de resíduos sólidos urbanos utilizando sacos na cor diferente, na cor laranja, para fazer a separação do resíduo”, completa.
Com isso, o objetivo é ultrapassar os 25% de material reciclado em relação a todo o material coletado. O Recicleiros auxilia trazendo conhecimento técnico consolidado, conexões e investimentos complementares aos esforços das prefeituras para estabelecer a coleta seletiva como uma política pública.