O prefeito Antonio Tomazini assinou na última sexta-feira (29) o termo de adesão à campanha para Vagas de Estacionamento Prioritárias, promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Estado de Santa Catarina. Durante a campanha os estacionamentos receberão cartazes para sensibilizar a população sobre a importância de respeitar as vagas de estacionamento destinadas a grupos prioritários.
Durante a assinatura, o prefeito Antonio Tomazini enfatizou a relevância da campanha no esforço contínuo para conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de garantir o acesso e a comodidade das pessoas com deficiência e outros grupos prioritários. “Parabéns a todos os envolvidos na iniciativa pela dedicação e comprometimento com essa causa”, disse Tomazini.
Além da assinatura do termo de adesão, o evento também incluiu a realização do workshop presencial de acessibilidade, organizado pela AEAPLAN em parceria com o CREAS e a Prefeitura de São Bento do Sul.
O workshop apresentado pelo arquiteto Eduardo Ronchetti de Castro teve como objetivo disseminar os conceitos de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência, destacando as leis e normas técnicas federais, estaduais e municipais em vigor.
Durante a palestra, foram abordadas questões fundamentais relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência e acessibilidade, com ênfase nas recentes alterações nas normas e leis pertinentes ao tema. Também foi discutida a aplicação das leis e normas técnicas de acessibilidade em projetos e obras de edificações públicas, privados e de uso coletivo, assim como nas calçadas acessíveis no Brasil.
O evento contou com a participação de diversos profissionais dos setores público e privado dos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, consolidando uma importante parceria entre as instituições envolvidas na busca por uma sociedade mais inclusiva e acessível a todos os cidadãos, reforçando o compromisso das autoridades e profissionais em tornar a cidade mais acolhedora e acessível para todos os seus habitantes.