Líder mundial em certificação de organizações de saúde, com sede nos Estados Unidos, a Joint Comission International (JCI) acaba de emitir uma nova reacreditação para o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC). É a terceira vez que uma das maiores instituições de saúde do estado conquista esse importante aval para a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos. A acreditação foi obtida em 2014, com renovações em 2017 e 2020, em meio à pandemia. Criada em 1999, a JCI avalia, regularmente, hospitais, laboratórios e serviços médicos em geral, por todo o mundo. No Brasil, são apenas 49 instituições acreditadas.
“A reacreditação reforça o compromisso do hospital com padrões internacionais de segurança do paciente e estabelece sua credibilidade e confiança junto ao público, destacando o empenho contínuo na melhoria de processos, garantindo uma assistência de alta qualidade aos pacientes”, avalia o diretor geral do Dona Helena, José Tadeu Chechi, destacando que o selo da JCI diferencia instituições comprometidas com a excelência em um mercado de saúde cada vez mais competitivo.
A auditoria foi realizada no início de agosto, mas a preparação vem se desdobrando em etapas sucessivas, desde 2021, com base na nova versão do manual orientativo da JCI. “Diversas ações ocorreram ao longo deste período, e o empenho de todos os envolvidos foi crucial: cada profissional, independentemente de sua função, desempenhou um papel vital para garantir que todos os requisitos fossem atendidos e superados. A sinergia entre as equipes e o compromisso com a excelência foram determinantes.”
Amanda Greipel, coordenadora de Qualidade do Dona Helena, ressalta que a definição de políticas e protocolos voltados ao atendimento com qualidade, e um cuidado centrado no paciente, além da formação e educação das equipes para as melhores práticas e do estabelecimento de programas de prevenção e controle de infecções foram algumas das fases desse trabalho.
|