A Fundação Empreender e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) realizam entre os dias 18 e 23 de setembro a Missão Empresarial Paraguai. O objetivo é promover o intercâmbio por meio de visitas a empresas e parques industriais, permitindo que empreendedores brasileiros participem de reuniões com autoridades locais e marquem presença na Expo Paraguay – Brasil, um dos eventos mais importantes de integração entre os dois países.
As inscrições para participar estão abertas, ao valor de US$ 750 por pessoa até nesta sexta-feira, dia 25 de agosto. Após esta data, o valor sobe para US$ 975, e as confirmações devem ser feitas até 10 de setembro. Conforme o coordenador do Programa de Internacionalização da Fundação Empreender, Jonathan Roger Linzmeyer, mesmo com a entidade sediada em Santa Catarina, a participação é aberta a empreendedores ou mesmo para quem ainda pensa em empreender.
Estima-se que cerca de 30 pessoas participarão da missão ao Paraguai. Segundo Linzmeyer, não existe um número máximo, no entanto, são necessárias pelo menos 15 confirmações para que seja possível viabilizar a viagem de intercâmbio. “E já estamos chegando neste número. Acredito que nesta semana já tenhamos estas confirmações”, revela. “Como é um evento internacional, é necessária toda uma organização e logística, pois as informações são repassadas ao governo e às entidades parceiras no Paraguai”, completa.
Jonathan conta que a missão nasceu de uma reunião com o Consulado do Paraguai, juntamente com o ministro, a fim de garantir a possibilidade de empresários brasileiros visitarem a Expo Paraguay – Brasil, que ocorre na capital Assunção. Ainda na capital serão realizadas reuniões com representantes do governo. Em outras cidades, os empresários brasileiros terão oportunidade de conhecer mais a fundo a parte econômica do país. "Iremos para conhecer o centro do Paraguai, empresas e um parque industrial, além de passar dois dias na capital para reuniões e uma visita técnica na feira", explica.
Segundo o coordenador, que participa pela primeira vez de uma missão internacional pela Fundação Empreender, o principal benefício é o networking, não apenas com empresários paraguaios, mas também entre os empresários brasileiros participantes. “Além de adquirir conhecimento sobre o funcionamento do Paraguai, onde há menos burocracia que no Brasil e um imposto único, o networking pode abrir portas para diversas empresas. Networking e conhecimento são fundamentais para empresas e profissionais”, destaca.
Conforme Linzmeyer, fortalecer o vínculo com o Paraguai, tanto com reuniões, visitas técnicas e especialmente visitando a feira, pode trazer diversos benefícios para os empreendedores brasileiros. “A gente chama de país-irmão, e essa co-irmandade também envolve empresas”, reforça.
Fundação Empreender
Jonathan destaca que a Fundação Empreender foi criada com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, tendo em seu DNA uma atenção especial aos pequenos e médios empreendedores. “A geração da economia e do empreendedorismo faz bem para Santa Catarina e todo o Brasil. O objetivo é melhorar ainda mais o resultado das empresas”, destaca. Atualmente, a Fundação, que é um braço da FACISC, é presidida pelo por Jonny Zulauf.
Entre os objetivos da Fundação Empreender também está a internacionalização das empresas, com as missões para diferentes países e continentes. Ainda há uma forte presença na parte educacional, com destaque para o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), o qual ocorre em parceria com as associações empresariais. “Há 10 anos, a fundação mantém uma parceria com o Paraguai. Ela foi criada há 30 anos justamente por conta de missões internacionais, como as realizadas para a Alemanha e outros países”, lembra o coordenador. “E já estamos trabalhando em novas missões, como para o México, que deve ser confirmada mais tarde”, completa.
Como participar
Interessados em integrar a Missão Paraguai podem entrar em contato pelo telefone (47) 9176-5919. Inscrições pelo link https://forms.gle/
O valor inclui transporte em visitas e deslocamento conforme programação, seguro viagem, diárias em hotel em apartamento individual. Vale lembrar que a missão inicia e acaba em Ciudad Del Este, ficando por conta do participante o deslocamento até lá.
Programação
18/09 – Segunda-feira
Chegada em Ciudad Del Este
19/09 – Terça-feira
Visitas técnicas direcionadas
20/09 – Quarta-feira
Saída para Assunção e visita à Valentina Confecções, em Coronel Oviedo
21/09 – Quinta-feira
Visita feira Expo Paraguay – Brasil
22/09 – Sexta-feira
Visita feira Expo Paraguay – Brasil
23/09 – Sábado
Retorno para Ciudad Del Este
A feira
Expo Paraguay – Brasil
https://expoparaguaybrasil.com