Fortuna fora dos gramados
Alisha Lehmann chegou à Copa do Mundo Feminina como a jogadora de futebol mais influente da atualidade e a atleta suíça mais seguida nas redes sociais, à frente do ex-tenista multicampeão Roger Federer. Apesar de ter aparecido muito pouco na Austrália e na Nova Zelândia, a jogadora do Aston Villa teve um salto de alcance online, que se reflete na capacidade monetizar suas redes sociais.
Estima-se que Alisha seja capaz de ganhar cerca de R$800 mil por postagem no Instagram com os quase 15 milhões de seguidores atuais. Para se ter uma ideia, a jogadora mais bem paga da atualidade é Sam Kerr, do Chelsea. E o salário anual da australiana é de R$2,5 milhões, aproximadamente.
Matildas em alta
Três jogadoras da Austrália, que terminou a Copa do Mundo em quarto lugar e encantou a torcida, marcam presença entre as dez jogadoras com maior ganho de seguidores no Mundial. Sam Kerr, craque do time, foi quem teve o segundo maior crescimento no Instagram entre todas as jogadoras que disputaram a competição. Foram mais de 450 mil novos seguidores.
Além dela, outras duas jogadoras da seleção que atuou em casa se destacaram: Mary Fowler e Mackenzie Arnold. Foi o melhor resultado da Austrália na história em Copas do Mundo e a campanha é considerada um marco no desenvolvimento do futebol no país.
Brasileiras bem cotadas
Apesar da campanha ruim na Copa do Mundo Feminina, em que a seleção foi eliminada ainda na primeira fase, pelo menos duas jogadoras da seleção brasileira conseguiram capitalizar bastante nas redes sociais. Ary Borges e Marta aparecem como terceira e quarta jogadoras com maior ganho de seguidores.
Ary viralizou depois de fazer três gols e dar uma assistência na estreia do Brasil, contra o Panamá. Foi durante o auge da empolgação da torcida com a seleção e a brasileira surfou bem na onda. Marta, apesar do desempenho discreto na sua última Copa do Mundo, também teve crescimento no Instagram.
Finalistas entre as dez primeiras
Apenas uma jogadora deixou a Copa do Mundo com a glória nos gramados e o ganho relevante de seguidores nas redes sociais. Olga Carmona foi a responsável pelo gol do título da Espanha sobre a Inglaterra e aparece como a sexta jogadora que mais ganhou seguidores ao longo do Mundial. Foram cerca de 206 mil novos no Instagram da espanhola.
Outra finalista se destacou, em campo e fora dele: Mary Earps, da Inglaterra. A goleira foi eleita a melhor da posição na competição. Ela brilhou intensamente, inclusive na decisão, defendendo um pênalti. Mas não conseguiu evitar o título espanhol. Nas redes sociais, cresceu em cerca de 185 mil seguidores.