Vídeo: https://youtu.be/UdQejGv8swU
Uma baleia-franca (Eubalaena australis) encalhou morta na Praia da Joaquina, em Florianópolis, no final da tarde deste domingo (13). Informações preliminares dão conta que se trata de um filhote. Na manhã desta segunda-feira (14) uma equipe técnica formada por médicos-veterinários e biólogos foi até o local fazer a avaliação, e o protocolo de atendimento a encalhes foi seguido. No local foi feita a necrópsia para averiguar a provável causa da morte, assim como se houve interação antrópica.
É a primeira baleia-franca encalhada em Florianópolis encontrada esse ano. Nesta época do ano as Francas partem da região Antártida e vêm ao continente sul americano para o parto e amamentação dos filhotes. Costumam ficar entre 3 e 4 meses na região. No Brasil a presença das baleias-francas são frequentes em maior número em Santa Catarina. A chamada “temporada das baleias” vai de julho a novembro.
Texto e vídeo: Ricardo Wegrzynovski / R3 Animal
Fotos: Josiele Felli / R3 Animal
Saiba mais:
• Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
• O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
• O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
• O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal monitora o Trecho 03, na Ilha de Santa Catarina.