Para ampliar a estrutura de ensino e instalar equipamentos voltados aos projetos pedagógicos e de convivência, a Escola Sesi de São Bento do Sul está concluindo investimentos de R$ 2,377 milhões somente neste ano. A instituição, que integra a FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina, atende atualmente 870 alunos na educação infantil, ensino fundamental, educação continuada e educação de jovens e adultos.
Os recursos foram aplicados principalmente na implantação de laboratórios, como de artes e ciências, que permitem realizar atividades maker, que são um dos pilares pedagógicos da Escola Sesi. Equipamentos, sistemas de som para todas as salas e laboratórios, sala de artes dramáticas, sala de treinamento para robótica e biblioteca integram as novidades da instituição.
A segurança também recebeu atenção especial. Houve investimentos para ampliação das câmeras e no sistema de segurança, incluindo portas com controle de acesso. Além disso, foram aplicados recursos em ambulatório, mobiliário para diversos ambientes e na instalação da sala dos professores. Ainda neste ano a unidade receberá novos computadores e projetores interativos e terá ampliada sua rede wi-fi para possibilitar o uso de tecnologia avançada nos métodos de ensino.
Para a gerente executiva do Planalto Norte e Vale do Itapocu da FIESC, os investimentos realizados tornam a Escola Sesi referência em uma educação pautada no protagonismo. “Com estrutura moderna e diferenciada, suporte de professores e equipe técnica qualificados e uma metodologia inovadora, os alunos se tornam protagonistas ativos do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento”, avalia Daren Basso de Souza.
Além dos novos laboratórios, implantados neste ano, a Escola Sesi possui diversos espaços direcionados ao aprendizado e à convivência, como sala de educação tecnológica, espaços multiuso para oficinas e horta. A unidade também está desenvolvendo projeto para, nos próximos meses, construir quadra coberta e ampla estrutura voltada ao esporte e ao lazer. Para o próximo ano, a escola avança no ensino fundamental com a implantação do 6º ano.
Chamada inicialmente de Escola S, a instituição alterou sua marca para Escola Sesi buscando acompanhar o programa nacional da maior rede de educação básica privada do país, que conta com mais de 500 mil alunos e 400 escolas.