Na quarta-feira (26), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro. A cerimônia de entrega foi realizada na AMPLANORTE, na cidade de Mafra.
O plano de recursos hídricos é um instrumento de gestão das águas para orientar e apresentar diretrizes para implementação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Tem como objetivo o enquadramento dos cursos de água com sua classe de uso preponderante, definição de critérios de outorga dos direitos de uso da água e análise de possibilidade para implantação de mecanismos e valores de cobrança pelo uso da água.
O plano abrange 10 municípios: Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Mafra, Itaiópolis, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre. Possui área que corresponde à 5.027,57 Km2 com uma população de 238.838 habitantes. Os principais usos da água são a indústria, irrigação, abastecimento público e criação animal.
A gestão sustentável das águas é um desafio coletivo e deve contar com a participação de toda população inserida na bacia hidrográfica. O plano contém diagnóstico estimando com a demanda hídrica e o prognóstico com um cenário tendencial. O cenário mais preocupante é de maior investimento é quanto ao saneamento básico na região.
As diretrizes estabelecidas no plano, com prazos e investimentos serão de R$ 150 milhões para os próximos 15 anos. Objetivos estratégicos são: qualidade, quantidade, gestão, segurança hídrica e serviços ambientais. Será disponibilizada ao município planilha para acompanhamento das metas.
O evento contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini, Vereador Darlan André Guliani, Diretora do Departamento de Meio Ambiente Viviane Buttelbrun e da Bióloga Leda Maria Veber.