Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Uma experiência de redenção: médico conta como superou vício em drogas após 20 anos

Terça, 18 de julho de 2023

Depois de 15 internações, Marcelo Reginato relata em livro de que forma encontrou o seu caminho para viver longe das drogas

O jovem e ingênuo calouro da faculdade de medicina tem seu primeiro contato com as drogas durante os trotes no início dos anos 2000. A relutância inicial gradualmente dá lugar ao vício em entorpecentes. É assim que Marcelo Reginato se torna um dependente químico, história que relata no livro Mudanças para pessoas que são inteligentes, mas não têm sabedoria, que o autor assina com o pseudônimo Ricciluca Cattaneo.

Por um tempo, Reginato conseguiu manter as aparências. Obteve a graduação em Medicina, conquistou bons empregos e ótima remuneração. Mas, o vício crescia na mesma proporção e a queda não demorou a acontecer. Sem trabalho, Reginato chegou a roubar cartões da mãe para comprar drogas. Em surto psicótico, quebrou um carro a pedradas, apanhou da polícia e tinha alucinações. Considerou se prostituir, até que um pensamento trouxe um relâmpago de lucidez: “Perdi a minha dignidade!”

Sua vida fica ingovernável. A obsessão e a compulsão lhe dominam
e ficam tão fortes que você é 
capaz de cometer insanidades. 
Por isso é necessária uma intervenção como a internação em clínicas de recuperação.
(Mudanças para pessoas que são inteligentes,mas não têm sabedoria, p. 07)

Ao procurar ajuda, o médico se deu conta do tamanho da sua luta. Foram 15 internações em diferentes clínicas, mudança de cidade, incontáveis consultas psiquiátricas, psicoterapias e participação em grupos de apoio a dependentes até que conseguiu finalmente encontrar o caminho para uma mudança real. Livre das drogas, hoje ele não só está de volta às atividade nas UTIs como foi condecorado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo ao passar pelos exames de saúde mental e toxicológico para exercer novamente a profissão.

Dependentes químicos e familiares encontram um sopro de esperança no livro de Reginato. Estudos e reflexões sobre a importância da psiquiatria, da psicoterapia, da filosofia, do apoio da família e o papel da religião são alguns dos temas abordados nesta impactante trajetória de um dependente até a recuperação. Foram esses elementos que ajudaram o autor a ir além da inteligência para buscar sabedoria e encontrar a força que precisava para ter o domínio sobre si mesmo.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA