As obras para revitalização da rua Antônio Kaesemodel estão em andamento. Com investimento de quase R$ 7 milhões com recursos da Prefeitura, os trabalhos contemplam além desta via, as obras nas ruas Carlos Pscheidt, Augusta Robl e João Pauli, que já estão sendo finalizadas.
Em relação a Rua Antônio Kaesemodel, estão sendo implantadas novas calçadas e meios-fios. “Essa obra é resultado de um trabalho conjunto, visando atender aos anseios e demandas da comunidade. Continuaremos a investir na infraestrutura de nossa cidade, buscando sempre o progresso e o bem-estar de nossa população”, destacou o prefeito Antonio Tomazini.
A implantação das calçadas segue os padrões de acessibilidade indicados nas normas da ABNT, que visam garantir autonomia e segurança para todas as pessoas. Por isso, o planejamento e a urbanização das vias públicas devem ser concebidos e executados para promover a mais ampla acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. “Como toda obra gera transtorno por um determinado tempo, é importante que os moradores e comerciantes estejam conscientes que esta benfeitoria será por anos. Um dos transtornos é que, devido à melhoria, o nível de altura da via será maior e consequentemente o da calçada também, sendo assim, alguns dos moradores terão que adaptar seus acessos e estacionamentos”, explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld.
Segundo as legislações e as normas existentes, a calçada precisa ter no mínimo 1,20 metros de largura e 2,10 metros de altura livre de qualquer obstáculo, sendo esse espaço destinado exclusivamente a circulação de pedestres. Nesse espaço, a inclinação transversal da calçada não pode ser superior a 3%.
Ainda existem na calçada as faixas de serviço e de acesso. A faixa de serviço é o local onde ficam os elementos de serviço e de mobiliário urbano, devidamente autorizados pelo poder público local, como árvores, plantas e pontos de ônibus. “A faixa de acesso só pode ser utilizada em calçadas com maior largura e serve de apoio para projeção de marquises e toldos. Cabe ressaltar que as lixeiras dos imóveis devem ficar para dentro dos muros e cercas, de forma que a calçada fique livre desse obstáculo”, comenta a Engenheira Civil e fiscal da obra, Scheliga Foitt.
Segurança
Além da circulação de máquinas e caminhões que fazem a remoção dos materiais antigos durante o dia, os materiais novos são depositados ao longo das ruas, deixando as faixas de ciclovia e de tráfego mais estreitas, por isso a atenção deve ser redobrada no trânsito, pois em alguns momentos inclusive é necessária a interdição parcial da via.