De acordo com o relatório Senior Index, o valor médio do metro quadrado adquirido no período também mostra aumento de 6,87%. Entre as regiões de destaque também estão São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro
De acordo com o relatório Senior Index, levantamento realizado pela empresa de tecnologia para gestão Senior Sistemas, o setor da construção registrou um aumento de 2,85% no volume de vendas no 1º trimestre deste ano, se comparado com mesmo período de 2022. Além disso apresentou queda de 38,73% nos distratos.
O Valor Geral de Vendas do 1T2023 também apresentou um aumento de 17,66% comparado com o mesmo período de 2022, o que corresponde a uma movimentação de mais de R$ 7 bilhões de reais.
O período acompanha as previsões positivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê que a indústria da construção terá um crescimento de 2,5% em 2023.
O setor da construção é um dos que mais cresce no Brasil nos últimos anos e, em 2023, apesar de uma mudança de governo e alta de juros, situações que normalmente desestabilizam o mercado, o ritmo de crescimento deve se manter. Este setor passou por evoluções importantes em seus processos e mesmo com situações desafiadoras nos últimos anos, como o aumento considerável no custo dos insumos, o segmento vem demonstrando resiliência.
“Existe um olhar muito atento do mercado da construção para inovações, uso de dados e um planejamento cada vez mais controlado e em tempo real. Sendo assim, toda aplicação de tecnologia deve impactar os negócios que podem atuar com projetos mais precisos, custos mais controlados, segurança e maior transparência nas informações. Todas essas questões relacionadas a transformação digital no setor da construção podem colaborar também com a produtividade e consequentemente impactar em melhores resultados para todo o mercado”, destaca Cleber Francischini, Head de Produto Incorporação na Senior Sistemas.
Dados por região
Santa Catarina, com um crescimento de 6,69% São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco estão entre as regiões que tiveram melhor performance. Enquanto as áreas do Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, apresentaram a menor performance deste recorte.
Valor do metro quadrado
O valor médio do metro quadrado adquirido no período é de R$ 7.794,66, um crescimento de 6,87%, no comparativo do 1º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.
Sobre o Senior Index
O relatório Senior Index é um levantamento realizado pela empresa de tecnologia para gestão, Senior Sistemas, com objetivo de apresentar ao mercado informações relevantes sobre o cenário econômico em diversas áreas.