Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Stammtisch movimentou a Praça dos Imigrantes

Terça, 27 de junho de 2023


São Bento do Sul, - A praça dos Imigrantes foi palco da realização de mais uma Stammtisch. no último sábado, 24. Centenas paricipantes se reuniaram em torno das mesas para celelebrar a amizade, comer e beber, ao som da tradicional Banda Treml. Conheça um pouco da história desta tradição.

Pequeno Hisórico da Stammtisch

Existe uma versão romântica da origem desta tradição germânica que dá conta de que foram os lenhadores da Bavária, na Alemanha, na idade média, quem  deram origem aos stammtische. Segundo esta versão, estes trabalhadores tinham o hábito de ao cortar a primeira árvore de um sítio de exploração, o faziam à altura de uma mesa e de seus galhos cortavam toletes que serviriam de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que se reuniam para suas refeições e, nos finais de tarde, após uma dura jornada de trabalho na mata, antes de rumarem para seus lares, ali se sentavam para descansar e beberem alguns tragos de vinho ou cerveja, que traziam consigo.

O hábito destes  lenhadores, de se reunir ao fim da jornada diária de trabalho, ganhou as  tabernas, se urbanizou e popularizou-se em toda a região bávara, na Alemanha.

A palavra Stammtisch origina-se de “Tisch” que significa mesa “Stamm”, que significa troncotribo, raça ou família. Talvez esteja aí um pouco desta confusão semântica. Em alemão o termo “Stamm” quando se refere a tronco, é mais usado (ou também usado) para identificar tronco tribal, racial ou familiar e não apenas como sinônimo de cerne de uma árvore, que em português identificamos quando nos referimos a um “tronco” (de madeira).

Entretanto, a história da Alemanha traz uma nova luz quanto a possível origem, ou como, ou mesmo, quando nasceu esta tradição. Segundo fontes históricas, o 1º. stammtisch surgira ainda no reinado de Friedrich Wilhelm I, o Rei-Soldado, (Soldatenkönig), Rei da Prússia (1713–1740), mais de um século antes de se constituir o Império Alemão.

Segundo esta versão histórica, nesta época uma bebida popular, a cerveja, começou a ganhar a simpatia da Corte que passou a consumi-la usualmente. Até então a Corte consumia vinhos finos e a cerveja era tida como uma bebida da população. Fonte:http://www.stmt.com.br/historia1.htm

E assim a cerveja se popularizou e o seu consumo, com o tempo, se difundiu entre os povos. Hoje a Stammtisch foi reformatada e se tornou um grande evento, realizado em vias públicas, baseado essencialmente na confraternização de amigos que se reúnem para sobretudo celebrar a vida, as tradições e a história de nossos antepassados. Vamos festar porque a vida merece uma comemoração: Ein Prosit!

 

A praça dos Imigrantes em São Bento do Sul, no sábado 24, foi palco de mais uma bela confraternização das mesas e seus integrantes.
                                      Irineu Weihermann e companheiros de mesa
 
Prefeito Antonio Tomazine e seu assessor Dorival Duns

 

 
 
                                      As majestades da Schlachtfest também enfeitaram a festa
                                       Mesa cheia e bons pares para comer, beber e confraternizar
                                                               O que não faltou foi mulher bonita 
                                                   Prefeito Tomazine participativo e animado
A "desvairada" no bom sentido Banda Treml que leva alegria por onde passa, mais uma vez encantou e animou a todos sob o comando do maestro Chico


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA