São Bento do Sul, - A praça dos Imigrantes foi palco da realização de mais uma Stammtisch. no último sábado, 24. Centenas paricipantes se reuniaram em torno das mesas para celelebrar a amizade, comer e beber, ao som da tradicional Banda Treml. Conheça um pouco da história desta tradição.
O hábito destes lenhadores, de se reunir ao fim da jornada diária de trabalho, ganhou as tabernas, se urbanizou e popularizou-se em toda a região bávara, na Alemanha.
A palavra Stammtisch origina-se de “Tisch” que significa mesa e “Stamm”, que significa tronco, tribo, raça ou família. Talvez esteja aí um pouco desta confusão semântica. Em alemão o termo “Stamm” quando se refere a tronco, é mais usado (ou também usado) para identificar tronco tribal, racial ou familiar e não apenas como sinônimo de cerne de uma árvore, que em português identificamos quando nos referimos a um “tronco” (de madeira).
Entretanto, a história da Alemanha traz uma nova luz quanto a possível origem, ou como, ou mesmo, quando nasceu esta tradição. Segundo fontes históricas, o 1º. stammtisch surgira ainda no reinado de Friedrich Wilhelm I, o Rei-Soldado, (Soldatenkönig), Rei da Prússia (1713–1740), mais de um século antes de se constituir o Império Alemão.
Segundo esta versão histórica, nesta época uma bebida popular, a cerveja, começou a ganhar a simpatia da Corte que passou a consumi-la usualmente. Até então a Corte consumia vinhos finos e a cerveja era tida como uma bebida da população. Fonte:http://www.stmt.com.br/historia1.htm
E assim a cerveja se popularizou e o seu consumo, com o tempo, se difundiu entre os povos. Hoje a Stammtisch foi reformatada e se tornou um grande evento, realizado em vias públicas, baseado essencialmente na confraternização de amigos que se reúnem para sobretudo celebrar a vida, as tradições e a história de nossos antepassados. Vamos festar porque a vida merece uma comemoração: Ein Prosit!
A praça dos Imigrantes em São Bento do Sul, no sábado 24, foi palco de mais uma bela confraternização das mesas e seus integrantes.