Empresa, que já abrigou 1,2 mil funcionários, atualmente estava com 730
Companhia anunciou a decisão na tarde desta terça-feira (Foto Divulgação/Montagem) São Bento – O diretor-presidente da Artefama Indústria de Móveis, José Antônio Franzoni, disse na tarde desta terça-feira, ao entrar em contato com o Evolução, que não tinha “uma boa notícia para dar”, mas que era preciso torná-la pública. A empresa ainda preparava a redação de um comunicado público, mas adiantou que foram efetuadas as rescisões de contrato de trabalho de 236 colaboradores. O RH da companhia informou que a empresa, que já abrigou 1,2 mil funcionários, atualmente estava com 730 – dos quais estão sendo reduzidos 236.
A Artefama, por ser por vários anos seguidos a maior exportadora de móveis do Brasil, foi afetada pela política cambial (valorização do Real em relação ao Dólar), perdendo a competitividade no mercado internacional.
A empresa está no regime de Recuperação Judicial e tem feito todos os esforços e reengenharias para se manter no mercado. Recentemente seus maiores acionistas Álvaro Weiss e Luiz Eugênio Duvoisin se afastaram da diretoria, permanecendo apenas no Conselho de Administração.
SITUAÇÃO PREOCUPA
Airton Anhaia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, se disse “surpreso e preocupado” com a situação, principalmente por se tratar de época de final de ano. Por outro lado, lembrou que existe uma demanda reprimida de cerca de 1,2 mil vagas em várias empresas, para as quais estará orientando seus filiados que perderam o emprego. “São trabalhadores especializados e verdadeiros professores de chão de fábrica! Sabemos que está havendo uma recuperação, mas esta situação gera preocupação e insegurança”, concluiu.