A cada nova divulgação de índices de inflação saindo surpreendente como os últimos índices do IPCA, poderíamos já enxergar que o BC possa reduzir os juros?
Poderemos ter caso houver com doses de recuo ainda tímido, afinal, será que já temos uma inflação comportada? Ou para termos algo mais expressivo, vamos ter que aguardar pelos resultados finais do Arcabouço e das Reformas tributárias que ainda estão em discussão, o que faria com que os juros possam a voltar a ficar em patamares adequados para todos? Aguardemos.
Temos sim um BC independente, gostem ou não. Esperamos que veio para ficar, para que possa equacionar da melhor maneira nossa inflação e outros artifícios promovidos por ele.
As cansativas falas do governo, políticos e economistas em geral para que os juros caiam de forma rápida alegando que ele é o principal culpado pela fraca retomada de nossa economia, desprezando os momentos que vivemos na Covid, guerra e com inflações e juros altos pelo mundo, onde países como Alemanha já se encontram em recessão técnica devido a uma desaceleração em sua economia.
A quem interessa todos esses discursos?
Esse vai ser o dilema do mundo com os juros. Se aumentar muito logo aparecerá uma desaceleração/recessão. Se cair muito, a inflação pode voltar a subir e como sabemos ainda pairam diversos problemas pelo mundo causados por uma guerra que encareceu diversos produtos com alta nos preços de várias commodities e tendo seus envolvidos nessa guerra como principais produtores e exportadores, principalmente para países europeus.
Então muita calma nesse momento, afinal precisamos de outras coisas mais importantes para que a população volte a ter tranquilidade, empregos e segurança, mas para isso vamos precisar de mais reformas pois sabemos que o Brasil tem diversas coisas defasadas contribuindo com o atraso do pais. para podermos ter um crescimento mais robusto no nosso PIB, criando empregos e melhorando nossa saúde e segurança.
Fonte: Brasil 61