Nas últimas semanas, o 23° Batalhão tem realizado diversas operações em sua área de atuação (São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre). A ação preventiva tem como objetivo reforçar a segurança e combater a criminalidade, garantindo a tranquilidade da comunidade.
A PM realizou diversas barreiras policiais e patrulhamento ostensivo, fiscalização de bares e congêneres e abordagens a pessoas e veículos. O trabalho dos policiais militares de ações preventivas, aliado à estratégia e ao planejamento, resulta em impacto direto na redução da criminalidade, proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para todos.
Entenda um pouco mais dos objetivos de cada operação:
OPERAÇÃO 360 INFINITO - PLANO DO COMANDO GERAL DA PMSC
A Operação 360 Infinito visa agir contra o crime organizado e ocorre simultaneamente em todo o Estado e não possui data definida de término.
A marca “360” já faz uma alusão às necessidades de perceber e atuar em todas as direções necessárias para a evolução e o aperfeiçoamento da instituição, dos policiais e dos serviços prestados à sociedade catarinense. Com a utilização de Método, Metodologia e Fundamentação teórica moderna, consolidou-se as bases necessárias para atuação institucional com base científica, além das bases técnicas e doutrinárias. Neste Plano de Comando ficaram definidos as prioridades, objetivos e metas a serem atingidas até 2032, consolidando a PMSC 3.0.
A Operação foi planejada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul em conjunto com os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul para cooperação técnica e operacional entre as PMs, especialmente contra crimes interestaduais e transnacionais.
O Subcomandante Geral da PMSC, Coronel Alessandro José Machado, destacou que esta operação é um momento único nas Forças de Segurança do
Brasil.
Foram intensificadas as rondas nas vias que dão acesso ao estado de Santa Catarina e estão sendo realizadas diversas barreiras policiais. Além do combate à criminalidade, há a identificação de possíveis ações criminosas.
A PMSC participa da 3ª Operação Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, denominada Operação Caminhos Seguros, com foco no policiamento em rodovias federais, estaduais e logradouros adjacentes, e possíveis locais que possam ser utilizados para prática de desordem e crimes afetos ao objeto da operação.
Diferentemente dos abusos sexuais, os casos de exploração ocorrem a partir de um elemento externo – aquele que paga ou que é facilitado por um terceiro que negocia a exploração no intuito de obter lucro.
A operação foi desencadeada a partir do dia 02 e finalizou nesta quinta-feira, 18, cosiderado o Dia “D (dia nacional de combate a violência sexual infantil). A PMSC é pautada pelo combate à exploração sexual e às práticas ilícitas associadas e continuará combatendo a sua prática com operações pontuais.
Em Rio Negrinho, os Policiais Militares efetuaram a prisão de um homem, 63 anos, e a apreensão de herbicida fragmentado em embalagens menores e acondicionado prontos para a venda. Também ocorreu a apreensão de um homem, 21, com mandado de busca e apreensão.
Uma mulher, 20, também foi detida no bairro Vila Nova pelo crime de falsa identidade e teve o veículo removido por apresentar débitos de aproximadamente 14 mil reais. Ela possui 10 registros policiais, entre eles, tráfico de drogas, e quando soube que o carro seria apreendido passou a danificá-lo.
Já em São Bento do Sul a PM prendeu um homem de 23 anos, poucas horas depois dele ter cometido o roubo de um veículo em Joinville. O veículo foi recuperado e a faca utilizada para cometer o assalto estava em seu interi
A vítima, uma mulher de 38 anos, dirigia o Uber quando o passageiro, portando uma faca, anunciou o roubo e obrigou que ela dirigisse para Rio Negrinho, quando em determinado momento ela conseguiu abandonar o veículo e sair correndo para pedir ajuda. O Autor declarou que está morando na casa de um amigo em Joinville e efetuou o roubo porque precisava do veículo para ir na casa de sua ex-companheira.
Durante as abordagens policiais realizadas nos três municípios também foram apreendidas pequenas quantidades de drogas e diversos veículos que apresentavam irregularidades de trânsito. Ressalta-se a importância das operações preventivas, que visam não apenas prevenir crimes, mas também capturar indivíduos que possuem mandados em aberto.