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Indústria deve intensificar cuidados com a pele negra, diz especialista

Sexta, 05 de maio de 2023

 

Dermatologista aponta oportunidades de melhoria em linhas voltadas para o cuidado com a pele negra, um dos maiores investimentos das consumidoras

São Paulo, maio de 2023 – Segundo pesquisa elaborada com mulheres pretas e pardas pela DSM, empresa global baseada em Saúde, Nutrição e Biociência, os gastos com skin care estão entre os maiores investimentos dessas consumidoras, ultrapassando o investido com produtos para o cabelo (48%, contra 42%). O levantamento realizado com 106 mulheres apontou que 76% consideram o cuidado com a pele como muito relevante, porém enfrentam algumas frustrações durante a compra dos produtos. Dentre as comuns, 48% das mulheres apontaram a incerteza se o produto é o melhor para sua pele, 83% frustram-se por não achar bases ou corretivos com o tom ideal e 96% gostariam de ver mais produtos exclusivos para sua cor. Quando questionadas sobre maiores queixas em relação à pele, grande parte relata a falta de uniformidade, manchas, acne e oleosidade.

 

Para entender mais a fundo sobre essas necessidades, a Dra. Jaci Santana, dermatologista negra e membro da Skin of Color Society, explica que a cútis de fototipo elevado tem características específicas que precisam ser levadas em consideração no desenvolvimento de produtos, como maior variedade na cor, hidratação adequada e fotoproteção, não só contra raios ultravioletas, mas também à luz visível.

 

“Cerca de 90% das queixas em meu consultório são de manchas na pele, a chamada ‘hipermecropia pós-inflamatória’. Isso ocorre por esse tipo de pele ter um número maior de melanina, cuja produção é ainda mais estimulada pela profunda penetração do UVA. Desse modo, qualquer processo inflamatório pode levar ao aumento da pigmentação, resultando nas manchas. Para atenuar o problema e achar mais facilmente seu tom de pele, muitas usam a maquiagem com fator solar, mas é fundamental destacar que esse tipo de produto não tem os ativos necessários de proteção, sendo fundamental o uso de um bom protetor solar”, diz a médica.

 

Em relação à hidratação, a especialista destaca: “No geral, essa pele é mais seca e precisa ser hidratada corretamente. Os grandes problemas relatados pelas consumidoras, no entanto, são a consistência e a tonalidade dos produtos. A indústria já avançou bastante nesse sentido, mas ainda há um gap a ser preenchido, especialmente para as que têm um fototipo muito alto”.

 

Para atender a essa demanda, há tecnologias disponíveis especificamente para esse público. A DSM lançou, em abril, uma linha específica de formulações e protótipos para a pele negra. Um dos ingredientes-chave disponíveis é a Niacinamida (vitamina B3 ativa), que endereça à maior parte das queixas, já que é capaz de homogeneizar o tom, melhorar a função barreira e a proteção da pele, inclusive contra danos resultantes dos poluentes urbanos e da incidência da luz azul. Também ajuda a reduzir a produção de sebo, a severidade e a aparência da acne.

 

Outro componente é o Stay-C (vitamina C), que reduz significativamente a síntese de melanina e traz luminosidade, proporcionando uma diminuição nas manchas da idade e uniformização de até 69% no tom da pele. O terceiro destaque fica por conta da presença de Pentavitin, substância que promove a hidratação e a síntese de proteínas importantes para a resiliência da epiderme, prevenindo o ressecamento em apenas sete dias de uso contínuo, inclusive em produtos enxaguáveis.

 

“Toda pele precisa de cuidados específicos e esse é um segmento que apresenta oportunidades relevantes, pois há uma demanda e uma expectativa em torno disso”, conclui a Dra. Jaci Santana.

 

Pesquisa elaborada em 2022 com mulheres negras brasileiras de 18 a 44 anos, pela área de Health, Nutrition and Care da DSM.

 

Sobre a DSM

A DSM é uma empresa global motivada por propósitos em Saúde, Nutrição e Biociência, aplicando a ciência para melhorar a saúde das pessoas, dos animais e do planeta. O propósito da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. Os produtos e as soluções da DSM abordam alguns dos maiores desafios do mundo, ao mesmo tempo em que criam valor econômico, ambiental e social para todos os públicos de interesse – clientes, colaboradores, acionistas e a sociedade em geral. A empresa foi fundada em 1902 e está listada na Euronext Amsterdam. Mais informações podem ser encontradas no site.

 


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