Demoiselle junta-se a outros 14 aviões e helicópteros que inspiram as histórias da marca de moda masculina da Lunelli
A Hangar 33, marca de moda masculina da companhia têxtil catarinense Lunelli inspirada no universo de aviação, acaba de reforçar seu acervo de aeronaves. A marca anuncia a aquisição de uma réplica da Demoiselle, modelo que foi projetado por Santos Dumont e voou pela primeira vez em 1907, construída pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) em 2006, e que a mantinha até então. Mais do que a identidade visual da marca e aparição nas divulgações das coleções, as aeronaves têm um papel central para a marca Hangar 33 e estão presentes em momentos-chave, da concepção das peças a participações em eventos.
Para imersão no universo da aviação e inspiração no design de novos produtos, os estilistas visitam e embarcam em voos e tiram dúvidas com os pilotos responsáveis por colocar as máquinas no ar. Os exemplares, de alto valor histórico, recebem mais de 6.500 horas de manutenção e cuidados específicos por ano. E a Demoiselle foi a primeira aeronave no mundo a ser produzida em série, com o objetivo de impulsionar a aviação. A réplica adquirida pela Hangar 33 é uma das cinco unidades construídas pelo IAB, que seguiu a planta original e implementou melhoramentos de aerodinâmica e utilização de materiais modernos como o alumínio no lugar das estruturas de bambu. A aeronave de estilo similar a um ultraleve reúne perfeitas condições de voo e junta-se a outros 14 aviões e helicópteros pertencentes ao acervo da Hangar 33.
Instalada no município de Blumenau, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a coleção iniciada em 2012 reúne modelos de aeronaves famosas, como os dois únicos exemplares em condições de vôo do biplano monomotor russo Antonov AN-2, que chegou a figurar no Guiness Book por sua produção continuada por mais de 60 anos, uma réplica do Fokker DR.1, modelo utilizado na Primeira Guerra Mundial pelo famoso Von Richthoffen, o Barão Vermelho, e até um Paulistinha CAP-4, que formou gerações de pilotos comerciais por todo o Brasil.
Apesar de presente em mais de 3 mil lojas multimarcas pelo país, toda a paixão pelo universo da aviação está materializada no Espaço Hangar 33, loja da marca em Jaraguá do Sul. O espaço de 943.02m² reúne referências como a arquitetura em forma de um hangar e decorações em ambientes que remetem a diferentes períodos da aviação, como a Primeira Guerra ou os primórdios da aviação comercial, com direito a acabamento com chapas rebitadas nas paredes e peças de aeronaves antigas. No alto, uma réplica em tamanho real do Mehari, a primeira aeronave acrobática brasileira.
“A Hangar 33 foi idealizada para celebrar a aviação, a aventura e adrenalina, nosso diferencial é justamente a inspiração em experiências reais, que são transmitidas em todos os detalhes de nossas coleções”, afirma Dênis Luiz Lunelli, idealizador da Hangar 33 e presidente do conselho consultivo da Lunelli. “A chegada da Demoiselle, uma aeronave de enorme importância histórica em plena atividade, nos inspira a reforçar a essência do espírito aventureiro às nossas peças e nos leva a tirar os pés do chão”.
Sobre a Lunelli
Fundada em 1981 como comércio de toalhas Lunender, em Jaraguá do Sul (SC), a Lunelli é, desde 2009, uma companhia têxtil que atua como indústria, varejo e franquia de moda, por meio de suas oito marcas: Lunelli (comercialização de malhas e tecidos), Lez a Lez (moda e cultura urban beach, presente em edições da São Paulo Fashion Week), Lunender (moda feminina), Alakazoo (moda infantil), Hangar 33 (moda masculina), Fico (surfwear), Graphene (moda fitness) e Vila-Flor (moda feminina de valor), que fazem parte das vidas de 20 mil clientes das lojas multimarcas parceiras, nos seus e-commerces e em 35 lojas entre franqueadas e próprias pelo país. A empresa conta atualmente com quase 5 mil colaboradores diretos e 2.500 indiretos, alocados em 14 unidades instaladas em Santa Catarina (Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Luiz Alves, Massaranduba e Barra Velha), São Paulo (Avaré), Ceará (Maracanaú) e no Paraguai (Minga Guazú), que produzem juntas mais de 15 mil toneladas de malhas e 23 milhões de peças ao ano, rendendo um faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2022.