Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

MDHC retoma proteção de promotores de direitos humanos na região do Vale do Javari (AM)

Quarta, 01 de março de 2023

Durante evento promovido pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a ministra interina Rita Oliveira anunciou compromissos em favor dos direitos humanos na região
 
MDHC retoma proteção de promotores de direitos humanos na região do Vale do Javari (AM)

Rita Oliveira anuncia inclusão de defensores dos direitos humanos do AM no PPDDH (Foto: Rodrigo Santos-Secom/AM)

Aministra dos Direitos Humanos e da Cidadania interina, Rita Oliveira, anunciou a inclusão de defensores de direitos humanos que atuam no Vale do Javari (AM) no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). O compromisso foi firmado nesta segunda-feira (27) durante evento promovido pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) com representantes do Poder Executivo e lideranças indígenas no município de Atalaia do Norte (AM).

Outra ação anunciada pela representante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) trata da repactuação junto ao governo do estado do Amazonas para inclusão das lideranças indígenas no programa estadual de proteção sob a supervisão da equipe federal.

“O ato significa uma virada de chave na postura do Estado brasileiro e uma retratação pública, adotando uma atitude responsável em compromisso com ações e políticas de proteção aos povos indígenas, seus defensores e seus territórios”, salientou Rita Oliveira.

A gestora revelou, ainda, a instituição de um Grupo de Trabalho (GT) que vai reunir colaborações para constituição do Programa Nacional de Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas. “Isso se dá para que não se repita o que ocorreu com diversos defensores, cujas vidas foram ceifadas pela negação da proteção e da justiça”, completou a gestora.

Comitiva federal

Além da porta-voz do MDHC e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, participaram representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Saúde; da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Federal.

O encontro contou também com a presença das viúvas do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, Beatriz Matos e Alessandra Sampaio. Os dois foram assassinados no Vale do Javari em junho de 2022.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA